Connect with us

Comportamento

58% dos consumidores usam dispositivos para comprar alimentos

Os consumidores estão gastando menos tempo cozinhando em casa, optando por opções de alimentos mais rápidas e convenientes

Published

on

consumidores

Cerca de 58% dos consumidores agora usam dispositivos para navegar e comprar alimentos, de acordo com a pesquisa “Voice of the Consumer: Digital Survey 2024” da Euromonitor.

A pesquisa, que analisou respostas de consumidores conectados à internet em 20 países, mostra uma mudança em direção às compras digitais e afastamento das idas tradicionais ao supermercado.

Os consumidores estão gastando menos tempo cozinhando em casa, optando por opções de alimentos mais rápidas e convenientes. Essa mudança levou a compras menores e mais frequentes, além do aumento do uso de serviços de assinatura e entrega.

Os varejistas estão respondendo oferecendo kits para cozinhar em casa, refeições prontas para comer e opções de refeições dentro das lojas, colocando os varejistas tradicionais de alimentos em competição direta com fornecedores de serviços alimentares, marcas diretas ao consumidor (DTC) e plataformas de entrega.

Os canais digitais ganharam destaque, com 45% dos consumidores comprando mantimentos por meio de plataformas de transmissão ao vivo, a segunda categoria mais alta depois de roupas e acessórios. As transmissões ao vivo permitem um envolvimento interativo com os anfitriões, aprimorando a experiência de compra além do que as plataformas online tradicionais oferecem.

Apesar desses avanços digitais, as lojas físicas ainda dominam os gastos com alimentos. Em 2023, mercearias locais, supermercados e hipermercados representaram 72% das vendas globais de mantimentos, enquanto pedidos para comer no local representaram metade dos gastos com serviços alimentares. No entanto, esses canais tradicionais têm perdido terreno para discounters, clubes de armazéns, e-commerce de produtos alimentícios e opções de serviços alimentares “on-the-go”.

A Euromonitor projeta que o e-commerce e os serviços alimentares “on-the-go” continuarão a ganhar participação de mercado até 2028.

Enquanto isso, o relatório ressalta que o desafio para os varejistas é se destacar em um mercado lotado onde muitos oferecem produtos semelhantes. À medida que a digitalização nivela o campo de jogo, a diferenciação torna-se crucial.

“Certos varejistas estão orientados para a descoberta, mas vários comerciantes, incluindo marketplaces, estão tentando ser uma ‘loja de tudo’. Como tal, os varejistas e as marcas são desafiados a se diferenciar em uma era de mesmice,” afirmou.

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia 
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *