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Dia do Consumidor: como se antecipar e aproveitar a data?
Algumas ferramentas auxiliam o comércio a potencializar as demandas neste período marcado por intenso movimento de vendas e promoções
Conhecido como a ‘Black Friday do primeiro semestre’, o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é marcado por ofertas exclusivas em lojas de todo o país. O período destaca-se também por condições especiais, como frete grátis, brindes e condições especiais de pagamento. Em 2023, de acordo com uma análise da Neotrust, a data movimentou cerca de R$618,7 bilhões no e-commerce.
Reconhecido como um dos maiores eventos comerciais brasileiros, o dia do consumidor desempenha um papel fundamental no calendário do comércio nacional, impulsionando a economia em um dos meses mais desafiadores do ano. Isso porque a próxima data sazonal referência para o comércio acontece apenas em maio, no Dia das Mães. Para impulsionar as demandas nesse período, listamos sete empresas que podem ser grandes aliadas dos e-commerces e marketplaces. Veja abaixo!
Investir em categorias de interesse no dia do consumidor
De acordo com um levantamento da Nubimetrics, plataforma que empodera sellers com dados inteligentes, em 2023, as categorias de e-commerce que apresentaram forte demanda, concentrando altos volumes de buscas por parte dos compradores foram: Eletrodoméstico, Saúde, Alimentos & Bebidas e Eletroportáteis.
“A principal característica do mercado consumidor brasileiro é o dinamismo. Para esse evento, os vendedores do marketplace devem revisar a demanda do ano anterior nas categorias de interesse, quais foram os produtos mais demandados, qual foi o ticket médio desses artigos, qual foi a tática da concorrência e avaliar a melhor estratégia entre os produtos mais procurados. Além disso, para obter sucesso é essencial antecipar todas as análises para uma decisão acertada na escolha de itens para vender e o dimensionamento de estoques para atender a demanda”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics no Brasil.
Fazer trade marketing digital
Para a Emerson Spina, COO da STANDOUT, maior empresa de trade marketing digital do Brasil e referência em inteligência no setor, este é o momento para os e-commerces investirem em estratégias nessa área para promover a melhor experiência ao consumidor no ponto de venda eletrônico, garantir execução na gôndola digital, aumentar as vendas e diminuir as taxas de abandono dos carrinhos. “O trade marketing digital abrange toda a informação e a precisão em se comunicar com o cliente nesta ‘última milha’. É estar ao lado do comprador ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho”, explica o executivo.
Fazer prevenção de fraudes
A acelerada digitalização da economia brasileira muitas vezes coloca em oposição dois fatores essenciais para o sucesso dos negócios. De um lado, a necessidade de oferecer a melhor experiência ao consumidor (CX). De outro, carência de garantir segurança e prevenção a fraudes. A busca por atendimento rápido e eficaz está muito presente nas decisões de compra dos clientes, e quanto mais digitalização, maior a possibilidade de fraude e crimes cibernéticos – levando à necessidade de contar com fortes defesas contra as ações criminosas.
Uso da Inteligência artificial no dia do consumidor
A ChatClass tem a missão de promover acesso à educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações. Para Jan Krutzinna, CEO e fundador da startup, é importante que as empresas aproveitem o potencial da inteligência artificial aliada ao chat para melhorar a comunicação com os consumidores, entregando mais valor e por consequência, aumentar o resultado de vendas.
“Hoje, as companhias podem contar com ferramentas para garantir um contato mais alinhado às necessidades dos clientes, unindo personalização e escala. O equilíbrio entre o atendimento humano e automatizado é essencial para fortalecer o vínculo da pessoa com a empresa, além de aumentar as chances de retorno no futuro”, comenta o executivo.
Diversidade nos meios de pagamento
A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, apoia o comércio e o varejista com seu amplo portfólio de serviços, que busca promover a melhor experiência do cliente, sendo uma grande aliada para o impulsionamento de vendas, principalmente em datas comemorativas com alta demanda. Em pesquisa da empresa em parceria com a IPSOS, 71% dos entrevistados acreditam que a diversidade das opções de recebimento e venda (QR Code, PIX) são importantes para a digitalização dos seus negócios.
“O dono de um negócio precisa considerar a multiplicidade de opções de pagamentos para atender às necessidades de um consumidor cada vez mais dinâmico e digital e melhorar sua experiência. Nós temos o Checkout e o Link de Pagamento, que facilitam a jornada de compra com página de pagamento integrada e opções que possibilitam que o empreendedor efetue vendas em outros aplicativos mesmo quando não possui uma plataforma de e-commerce”, explica Carlos Alves, VP de tecnologia e produtos da Cielo.
Campanhas personalizadas para o dia do consumidor
A Cuponeria Loyalty, startup que ajuda empresas a fidelizar clientes e que já foi investida pelo Google, Bradesco e ACE, desenvolve produtos com personalização avançada e Inteligência Preditiva, tecnologia que consegue prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes, e desta forma consegue criar ofertas e benefícios únicos para a necessidade de cada empresa e público. Tudo é desenvolvido dentro de um ambiente seguro em White Label com o guide da marca da empresa contratante.
Para Nara Iachan, CMO e cofundadora da Cuponeria Loyalty. os programas de benefícios são um ótima estratégia para manter os clientes, garantindo também um aumento no fluxo no app ou site da companhia conquistar novos, sendo uma ferramenta rentável para parceiros como Ticket, Elo, Bradesco, entre outros.
Imagem: Envato