Franchising
Polishop anuncia reestruturação com foco em franquias
Plano da empresa prevê chegar a 314 unidades até o final de 2028
A partir de abril deste ano, a Polishop inaugura um novo capítulo em sua trajetória empresarial, com o lançamento de seu plano de reestruturação. A empresa liderada por João Appolinário decidiu adotar o modelo de franquias como parte de sua estratégia para expandir sua presença física e digital no mercado.
Com o objetivo de se aproximar ainda mais do consumidor final, a empresa planeja inaugurar 23 unidades de franquia ao longo deste ano. “Nosso plano prevê somar 102 franquias em 2025; 182 em 2026; 266 em 2027 e alcançar 314 lojas em funcionamento até o final de 2028”, apontou o presidente da Polishop.
Embora o foco inicial esteja no estado de São Paulo, a Polishop tem planos de expansão para outras regiões do país, incluindo o Sudeste, Sul e demais áreas. A primeira franquia será estabelecida na zona sul da capital paulista, uma escolha estratégica que facilitará o suporte e a adaptação do novo modelo pela equipe da empresa, dada a proximidade com a sede.
Nos últimos anos, a Polishop enfrentou desafios como a elevação da taxa Selic, restrições ao crédito e o aumento dos custos de ocupação em shoppings, resultando no fechamento de algumas lojas entre 2020 e 2023.
Contudo, em 2024, a empresa busca revitalizar-se por meio do modelo de franquias, impulsionado pela forte estrutura digital dos canais de comunicação da Polishop. Para João Appolinário, o omnichannel continua sendo fundamental para proporcionar uma experiência completa ao cliente. “Nascemos assim, e ter lojas físicas e um digital fortes continua sendo fundamental para a experiência do cliente”, defendeu.
O investimento para adquirir uma franquia da Polishop parte de R$ 250 mil, incluindo R$ 90 mil de taxa de franquia e R$ 80 mil de capital de giro, além de uma porcentagem de royalties sobre a compra de produtos. Não há taxa de publicidade, e a estimativa é que o faturamento médio mensal alcance R$ 160 mil, com um lucro mensal de até 15% e um prazo de retorno do investimento de 18 meses.
Appolinário destaca que o modelo de franquia em lojas, especialmente em áreas comerciais de rua, representa um diferencial importante para a Polishop. Isso se deve a “um custo de ocupação muito menor, o que nos permitirá ampliar nossa presença tanto nas capitais quanto no interior dos estados, aumentando nossa capilaridade em cidades a partir de 150 mil habitantes que nunca foram atendidas por lojas físicas até hoje”, concluiu o executivo.
Imagem: Divulgação