Comportamento

Chanel ainda é a marca “mais relevante” para os consumidores de luxo da região APAC

Published

on

Chanel

Chanel continua sendo a favorita como a marca mais relevante para os consumidores de luxo da APAC (região ásia-pacífico), de acordo com a edição de 2024 do Relatório Anual de Relevância de Marca divulgado pelo Grupo de Consultoria em Gestão RTG, uma empresa de pesquisa e consultoria com escritórios em Cingapura, Xangai e Paris. O Grupo RTG analisou seis cidades-chave da Ásia: Singapura, Xangai, Hong Kong, Kuala Lumpur, Bangkok e Jacarta, entrevistando 1.868 consumidores com idades entre 18 e 50 anos sobre sua consciência e interesse por marcas de moda de luxo.

Chanel e Gucci lideram como marcas “mais relevantes” por cidade

Chanel liderou a lista de marcas de luxo mais relevantes em Singapura, Hong Kong e Kuala Lumpur, enquanto Gucci ficou no topo em Xangai e Bangkok. Em Jacarta, Dior ficou em primeiro lugar, seguido por Louis Vuitton em segundo lugar e Gucci em terceiro.

As descobertas devem tranquilizar a proprietária da Gucci, a Kering, que recentemente emitiu um aviso antes do lançamento de sua receita do primeiro trimestre de 2024 em 23 de abril, projetando uma queda na receita consolidada para o primeiro trimestre do ano. A queda no desempenho é atribuída principalmente a uma queda significativa nas vendas da Gucci, especialmente na região da APAC, com receitas comparáveis esperadas para cair quase 20% ano a ano.

Comparando a categoria “altamente relevante” entre os gêneros, Louis Vuitton e Prada desfrutam de classificações mais altas entre os homens do que entre as mulheres, de acordo com a pesquisa da RTG.

Por outro lado, Armani e Burberry ressoam mais fortemente com as respondentes femininas do que com os respondentes masculinos pesquisados no relatório. Essas diferenças, segundo a RTG, podem ser atribuídas a vários fatores, como mix de produtos da marca, estratégias de marketing direcionadas ou métodos de comunicação distintos empregados para envolver demografias de gênero específicas.

O efeito Chanel

Atraindo especialmente as consumidoras femininas, a Chanel estabeleceu allure através de táticas estratégicas, como elevar os preços das bolsas e implementar cotas de compra.

Em setembro de 2023, a casa de luxo francesa aumentou seus preços em seis mercados da APAC (China continental, Taiwan, Tailândia, Malásia, Austrália e Japão), buscando compensar a desaceleração da demanda por bens de luxo no mundo todo. Um porta-voz da empresa disse na época que a Chanel havia aumentado seus preços para harmonizar com as flutuações nas taxas de câmbio. Os preços subiram entre 6% e 8%.

Mas o efeito Chanel pode ter tanto, se não mais, a ver com um contínuo impulso por seus produtos mais icônicos, em vez de oferecer uma rotação rápida de novas peças.

Os novos clientes do luxo

Dois terços dos consumidores pesquisados no relatório expressaram sua intenção de aumentar seus gastos nos próximos 12 meses, especialmente nas cidades do sudeste asiático, onde aproximadamente 70% dos entrevistados disseram estar ansiosos para alocar mais de seus orçamentos para itens de luxo.

Leia também: Luxo em evolução: estratégias para atrair a elite ultra-rica

Em contraste, quase dois quintos dos compradores planejam apertar os cintos em Xangai. Enquanto isso, em Bangkok e Jacarta, mais de 70% demonstram uma forte inclinação para ampliar seus gastos com luxo no próximo ano.

“A China tem sido por muito tempo um ponto focal para a indústria de luxo, mas o sudeste asiático está surgindo como um importante centro de luxo, impulsionado por múltiplos fatores”, diz Angelito Perez Tan Jr., co-fundador e CEO da RTG Ásia, apontando para a crescente diáspora chinesa em toda a região, bem como o gasto com turismo chinês no sudeste asiático.

“Países como Singapura, Malásia, Tailândia e Indonésia estão testemunhando um aumento no consumo de luxo à medida que os rendimentos aumentam e os estilos de vida evoluem, o que promove a expansão do varejo de luxo e as ofertas de hospitalidade nos centros urbanos. Essa convergência de fatores destaca a crescente importância do sudeste asiático no mercado de luxo global, complementando a dominância tradicional da China”, continua Tan.

Veja abaixo as 10 marcas de luxo mais relevantes na APAC, de acordo com o relatório da RTG:

  1. Chanel
  2. Gucci
  3. Dior
  4. Louis Vuitton
  5. Hermès
  6. Armani
  7. Prada
  8. Givenchy
  9. Burberry
  10. Balenciaga

 

Imagem: Reprodução / Brent Lewin/Bloomberg
Informações: Manica Tiglao para Retail in Asia
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *