Inovação
Com aporte de R$50 mi, Suvinil moderniza fábrica de São Bernando
Marca estima que redução no uso de matéria-prima resulte em uma diminuição de 65% na pegada de CO2, impactando o meio ambiente
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, investirá R$50 milhões na modernização de seu complexo industrial de tintas e vernizes em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O objetivo é reduzir o número de matérias-primas de 25 para 15 em seus produtos. Segundo Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas da BASF para a América do Sul, trata-se de um projeto inédito que envolve tecnologia de processos e foi desenvolvido 100% no Brasil nos últimos cinco anos. Essa nova tecnologia de dispersão de tintas é totalmente diferente da maneira tradicional, permitindo uma fabricação mais otimizada e com menos matéria-prima.
A marca tem investido nessa iniciativa desde 2021 e 2022, com aportes de R$120 milhões para maior produtividade e flexibilidade na fabricação de tintas nas unidades de São Bernardo e Jaboatão dos Guararapes (PE). A iniciativa irá gerar três grandes impactos: ambiental, financeiro e para o quadro de funcionários. Estima-se que a redução no uso de matéria-prima resulte em uma diminuição de 65% na pegada de CO2, impactando positivamente o meio ambiente.
No quesito financeiro, representará uma grande recuperação financeira e maior competitividade. Allermann afirma que a expectativa é que o projeto “se pague em dois anos”. Já os colaboradores que trabalham nessa operação também serão afetados de forma benéfica, com menos exposição a materiais químicos e ruídos sonoros, além de melhorias ergonômicas.
Allermann reforça que, embora o foco inicial seja nas tintas fabricadas pela Suvinil e Glasu!, há um enorme potencial de oportunidades que se abrem para a empresa como um todo. O projeto pode incluir desde tintas automotivas até a indústria de cosméticos e plásticos. A iniciativa de modernização representa uma grande oportunidade para a empresa melhorar seus processos, reduzir custos e se tornar mais competitiva no mercado.
Leia também:
Alelo e Hublocal fecham parceria para expandir presença digital
Imagem: Freepik