Franchising
Em 32ª edição, ABF concede Selo de Excelência a 225 redes de franquias
Cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo e reuniu cerca de 1.000 participantes, incluindo representantes das marcas
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), celebrou um número recorde de inscrições de marcas e concedeu troféus aos premiados na 32ª edição do Selo de Excelência em Franchising. Este ano, 360 marcas se registraram para receber a Pesquisa de Satisfação, que é respondida pelos respectivos franqueados, e 352 marcas competiram pelo Selo. 225 delas receberam o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo e reuniu cerca de 1.000 participantes, incluindo representantes das marcas premiadas e líderes do setor.
O Selo de Excelência em Franchising é dividido em quatro categorias: Pleno, Sênior, Master e Mega. A ABF concedeu troféus especiais a franquias que se destacaram em cada uma das quatro categorias. Lig Lig, Pizza Crek, Griletto e Prudential ganharam os prêmios em suas respectivas categorias. Além disso, a ABF homenageou as franquias que alcançaram números significativos de Selos. Ambev, Auxiliadora Predial, Calçados Bibi, iGUi, On Byte, GOU e Guia-se ganharam dez selos; Cebrac, Fastframe, Flash Courier e Localiza ganharam quinze selos; e Astral, Vivenda do Camarão e World Tennis ganharam vinte selos.
O Selo de Excelência em Franchising é concedido a marcas que alcançam a maior pontuação na pesquisa respondida por seus franqueados. O estudo tem como objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, o suporte fornecido pela marca, desde o processo de seleção de franqueados até o custo-benefício da rede, rentabilidade, retorno sobre o investimento, entre outros itens. Realizada e auditada pela Nielsen, a pesquisa é uma ferramenta valiosa para apoiar empresas de franquia.
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, disse que receber o Selo de Excelência é um sinal de que a empresa está no caminho certo, o que pode resultar em maior visibilidade, credibilidade no mercado e atrair investidores e franqueados interessados em fazer parte da rede. Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, disse que, por meio do Selo de Excelência em Franchising, a associação cumpre parte de sua missão de promover as melhores práticas e valorizar todas as redes participantes, registradas e premiadas, por atuarem com ética e integridade.
Leia também: