Operação

Luxo experimental: marcas de lifestyle imersivas

Publicado

on

luxo experimental

As marcas de luxo estão explorando novas categorias e potenciais públicos com conceitos que vão além de suas ofertas tradicionais, mantendo-se fiéis à sua herança e DNA da marca com o luxo experimental.

Essa diversificação estratégica não só ajuda a aumentar a visibilidade e acessibilidade, mas também promove a lealdade de longo prazo à marca, além da experiência familiar da loja física, ajudando a atrair a próxima geração de consumidores de luxo. De hotéis exclusivos, propriedades residenciais, cafés e até exposições de arte, estamos vendo um número crescente de marcas de luxo levando as experiências imersivas a novos patamares.

O luxo experimental trata-se de permitir que os clientes participem e interajam com marcas de luxo além de comprar roupas, produtos ou até carros – associando-as a experiências de estilo de vida que proporcionam uma sensação elevada de imersão e permitem que as marcas tragam novas visões à vida. Esses empreendimentos não são meras extensões; são experiências cuidadosamente curadas que incorporam a essência da marca, envolvendo os consumidores em um mundo onde cada detalhe reflete luxo e sofisticação.

As experiências engajam os sentidos e vão além dos espaços puramente transacionais de varejo, borrando a linha entre luxo e estilo de vida. Esses empreendimentos representam uma mudança de paradigma na forma como as marcas de luxo se envolvem com seu público. Em vez de meramente comprar um produto, oferecem momentos de imersão e conexão, onde os consumidores se tornam participantes ativos na narrativa da marca. Ao fazer isso, as marcas de luxo não só garantem sua relevância em um mercado em evolução, mas também pavimentam o caminho para uma nova era de relacionamentos marca-consumidor construídos em experiências e valores compartilhados.

HARRODS

Reprodução: GDRUK

A Harrods abriu as portas de seu primeiro clube privado, The Residence Private Members Club no Cha House, em Xangai, com uma anuidade de 150.000 yuans (£16.500).

O estabelecimento altamente antecipado combina a herança britânica da marca de luxo com influências locais de Xangai, oferecendo um ambiente opulento para refeições e socialização. Ele apresenta o primeiro restaurante de Gordon Ramsay na cidade e um bar abastecido com vinhos e destilados exclusivos, refletindo o interesse por destilados no mercado de luxo local. É o único lugar na China que serve o conhaque Louis XIII Rare Cask 42.1, que custa £47.000 por garrafa.

A decisão de lançar em Xangai reforça a estratégia da Harrods de atender à crescente população de ultra-ricos da China, com o país esperando dobrar sua população de milionários até 2026 – para 12,2 milhões. Este movimento alinha-se com a tendência de marcas de luxo expandirem sua presença em Xangai, como visto com empresas como Hermes International e Mytheresa.

PORSCHE SINGAPORE

Reprodução: GDRUK

Inaugurado em janeiro de 2024, o Porsche Singapore é um estúdio de dois andares projetado para criar uma nova experiência imersiva tanto para clientes da Porsche quanto para admiradores da marca.

Localizado no coração do desenvolvimento Guoco Midtown, o Porsche Studio Singapore possui mais de 8.500 pés quadrados de exibições de museu, uma área de café, vários pontos de congregação e, claro, um salão de vendas. O estúdio, construído com a intenção de fornecer uma experiência única aos visitantes, em vez de vender carros estritamente, é incorporado com uma ampla variedade de memorabilia e peças de herança da Porsche, junto com o primeiro Café Carrera, que oferece um espaço para os clientes relaxarem enquanto desfrutam do estúdio.

Os visitantes também podem visitar a loja conceito do estúdio, com peças exclusivas como a coleção “Active Camouflage”, que homenageia a proteção que todos os carros da Porsche recebem antes do lançamento. Sob demanda, o primeiro andar do estúdio também pode ser convertido em um centro de eventos luxuoso, ou até mesmo uma passarela de moda, demonstrando ainda mais o compromisso do Porsche Studio Singapore em fornecer um espaço multifuncional.

O segundo andar do estúdio oferece aos potenciais compradores de carros uma experiência de vendas única para tornar a compra de seu Porsche um momento verdadeiramente memorável. Os clientes podem selecionar a cor de seu carro a partir de uma seleção de centenas de amostras de tinta diferentes, bem como explorar opções exclusivas de interiores de couro. Na chegada de seu carro, os clientes podem esperar que seu Porsche seja apresentado com um pano de fundo pitoresco da Marina Bay ou até mesmo optar por um momento de revelação em preto total com um show de luzes exclusivo.

No total, o estúdio proporciona um espaço para a Porsche se apresentar como uma marca de estilo de vida, atendendo tanto aos entusiastas quanto aos visitantes que possam ter um interesse casual na marca, assim como aos clientes que procuram comprar um veículo.

BENTLEY

Reprodução: GDRUK

A Bentley Motors está entrando no mercado residencial com o lançamento de sua primeira torre de marca Bentley em Sunny Isles Beach, Miami, Flórida.

O luxuoso bloco de torres abrigará 216 residências de luxo, criadas em colaboração entre a Bentley, o escritório de arquitetura Sieger Suarez Architects e a Dezer Development. A torre contará com um elevador inovador para veículos, o “Dezervator”, permitindo que os residentes subam diretamente da rua para seus apartamentos sem sair de seus carros. Equipado com um sistema RFID, o elevador reconhece os carros dos residentes na chegada, guiando-os para o Dezervator apropriado para acesso direto ao seu andar. Essa tecnologia sofisticada opera de forma impecável, sem necessidade de intervenção manual do motorista.

A torre incorpora a linguagem de design distinta e luxuosa da Bentley em toda a sua extensão, incluindo painéis de fachada de vidro em forma de diamante que refratam a luz natural e pisos de lobby com padrões de diamante elegantes. Cada residência atende aos proprietários de carros de luxo, fornecendo uma garagem multi-carros dentro da unidade que acomoda até quatro carros por residência, todos com acesso ao elevador de carros no núcleo do prédio.

Com 61 andares e alcançando uma altura de 749 pés, a torre está definida para redefinir o horizonte de Sunny Isles Beach em Miami quando for concluída em 2027.

THE KARL LAGERFELD MACAU

Reprodução: GDRUK

Projetado pelo falecido designer de moda de mesmo nome, o Karl Lagerfeld Macau Hotel combina interiores opulentos com hospitalidade e serviço excepcionais.

Inaugurado em junho de 2023, é o primeiro hotel da marca, exibindo sensibilidades de design incrivelmente ornamentadas que visam combinar perfeitamente as estéticas oriental e ocidental. O hotel inclui 271 quartos e suítes, um centro de spa e bem-estar, obras de arte e esculturas especialmente encomendadas por todo o prédio e refeições preparadas por chefs estrelados pelo Michelin. No Book Lounge, mais de 4.000 tomos da livraria 7L de Karl Lagerfeld em Paris enfeitam as prateleiras.

GUCCI COSMOS

Reprodução: GDRUK

Em outubro de 2023, a Gucci abriu sua exposição itinerante de arquivo exibindo os 102 anos de herança da empresa no 180 Studios, em Londres, após uma recepção entusiástica em Xangai no início do ano.

Gucci Cosmos foi projetada pelo artista e designer de palco Es Devlin, permitindo que os conhecedores da Gucci explorassem a vasta história da marca de moda italiana e seu estilo em constante evolução.

Através de uma série de nove instalações imersivas, Gucci Cosmos transportou os visitantes por uma história cativante detalhando como a Gucci tem sido capaz de redefinir a moda ao longo do último século. Além disso, os visitantes tiveram o raro privilégio de ver peças nunca mostradas ao público e tiveram acesso a uma exibição em 3D que apresentava itens especiais de uma maneira mais detalhada – detalhando o processo de design, história e significado.

As exibições dentro de cada instalação variavam de país para país, pois os designs tentavam homenagear o país anfitrião de cada exibição particular. Por exemplo, em Londres, os visitantes foram recebidos com uma recriação impressionante do lobby do Savoy como seria em 1890, em homenagem ao hotel Savoy, onde Guccio Gucci foi inspirado pela primeira vez a iniciar sua oficina de malas.

Futuras localizações para a exposição estão programadas para incluir Paris e Kyoto.

Imagem: Envato
Informações: GDRUK
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *