Marketing
Carteiras digitais: um novo e poderoso canal de marketing
No início deste ano, o Google adicionou novos recursos ao Google Wallet para ajudar os consumidores a aproveitarem mais as carteiras digitais. Com essa atualização, os desenvolvedores podem enviar notificações de carteira, permitindo que os consumidores recebam alertas sobre atualizações de cartões ou passes armazenados. Segundo o Google, isso pode incluir uma notificação do seu café favorito sobre um novo especial do dia ou uma atualização se o assento no cartão de embarque for alterado.
Essa é uma mudança significativa para os varejistas, que agora podem enviar mensagens para clientes que utilizam carteiras digitais em Android e iOS. Isso é especialmente atrativo, já que o Google Wallet e o Apple Wallet vêm pré-instalados em todos os smartphones. Em outras palavras, existe um novo canal acessível aos clientes, onde quer que eles estejam, e os varejistas têm menos barreiras para alcançar um público vasto.
Essa facilidade de acesso é uma grande vantagem, mas outra característica que as carteiras digitais trazem é a capacidade única de se destacar em meio ao excesso de informações. Os consumidores de hoje estão cada vez mais hábeis em ignorar o marketing. Basta observar o e-mail, onde 79% dos consumidores ignoram ou excluem e-mails promocionais pelo menos metade do tempo. As notificações de carteira oferecem uma nova forma de alcançar clientes no dispositivo que eles nunca deixam em casa: o smartphone.
Indiscutivelmente, o mobile é onde os consumidores passam a maior parte do tempo. E embora os aplicativos possam ser muito eficazes, marcas sem um aplicativo próprio podem rapidamente começar a oferecer conveniência a todos os clientes com smartphones, por meio de passes de carteira digital.
Adoção pelo consumidor em crescimento
Não é surpresa que a demanda dos consumidores por carteiras digitais esteja crescendo, devido à sua conveniência e flexibilidade. Uma pesquisa global recente com 11.000 consumidores mostrou que, nos últimos dois anos, a principal forma de uso de smartphones nas compras em lojas físicas são os cartões de fidelidade e cupons de carteira digital. Entre as gerações mais jovens, a adoção de carteiras digitais é ampla: 73% da Geração Z e 77% dos Millennials as utilizam. Como esses grupos representam os maiores segmentos de consumidores, os primeiros a adotar este canal de marketing têm uma vantagem competitiva.
Os casos de uso para que os varejistas aproveitem as carteiras digitais são infinitos, e vão além do pagamento. Os passes de carteira digital podem conter diversas informações, que podem ser atualizadas dinamicamente, como o saldo de recompensas de fidelidade, cartões-presente, cupons vencidos e ingressos que podem ser substituídos por novos. Os clientes podem acessar esses passes facilmente sempre que precisarem, evitando a necessidade de cartões físicos ou impressos.
A adoção das carteiras digitais continua a crescer ano após ano entre viajantes de avião, frequentadores de shows, restaurantes, consumidores e praticamente qualquer outro grupo que esteja em movimento. Se você pretende incorporar passes de carteira digital em sua estratégia de marketing, aqui estão três maneiras eficazes de utilizá-los.
Estimule mais transações
Campanhas de ofertas diárias para um período limitado são uma maneira eficaz de os varejistas usarem esse canal para impulsionar transações. Os varejistas podem introduzir a campanha e solicitar opt-ins, de modo que apenas clientes interessados nas ofertas diárias as recebam. Assim, podem enviar notificações diárias com o destaque da promoção e incentivar os clientes a voltarem todos os dias da campanha. Os varejistas podem ainda fornecer códigos promocionais exclusivos para rastrear quem resgata as ofertas ou adiciona itens ao carrinho. Felizmente, as carteiras digitais permitem que os varejistas configurem um passe com campos facilmente atualizáveis para refletir a oferta do dia seguinte ou expirar a atual assim que usada. Combinando o passe com localização, os varejistas podem lembrar o cliente de usar a oferta do dia quando estiverem próximos a uma loja.
Incentive a conversão com cupons direcionados
As carteiras digitais também podem ser usadas para oferecer aos clientes promoções e descontos personalizados. Por exemplo, um varejista de mercadorias gerais pode enviar uma oferta de “compre um, ganhe outro grátis” para um cliente que as tenha comprado anteriormente em sua loja. Os passes digitais podem ser atualizados regularmente para oferecer novos descontos.
Melhore os programas de fidelidade
As carteiras digitais transformam os programas de fidelidade. Elas oferecem aos clientes a tranquilidade de economizar e ganhar recompensas no momento da compra. Os dias de preocupação com cupons de papel e de lembrar qual número de telefone está associado a qual programa de fidelidade ficaram para trás. Com notificações, os varejistas podem informar os clientes quando atingirem o próximo nível de benefícios e oferecer recompensas especiais, como dias com pontos de fidelidade em dobro.
Esses são apenas alguns exemplos de como os varejistas podem usar as carteiras digitais para elevar a experiência do cliente, proporcionando a conveniência e as recompensas que clientes fiéis e de alto valor desejam. Elas podem até ser usadas para atrair novos usuários de aplicativos, direcionando clientes do passe para uma loja de aplicativos, impulsionando ainda mais o engajamento e a lealdade em todos os canais, incluindo websites. A utilidade que as carteiras digitais oferecem é ilimitada. Agora, os profissionais de marketing têm uma nova forma eficaz e de fácil acesso para engajar os clientes.
Imagem: Envato
Informações: Thomas Butta para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo