Economia
CNDL e CDL Jovem promovem 17ª edição do DIa Livre de Impostos
Lojistas oferecem produtos sem repassar valor dos tributos ao consumidor, descontos podem chegar a 70%
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) estão organizando a 17ª edição do Dia Livre de Impostos em todo o Brasil nesta quinta-feira (25). O evento tem como objetivo protestar contra a carga tributária no país.
Os lojistas estão oferecendo produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes, resultando em descontos de até 70% em alguns casos. A CNDL afirma que a ideia é mostrar à população como os impostos representam uma parte significativa do preço dos produtos.
Diversos itens estão sendo disponibilizados, como picanha e cerveja sem tributos, happy hour e gasolina a R$3,77 o litro, além de ações em shoppings e lojas de rua em vários estados. Segundo a CNDL, mais de 50 mil lojas em mais de 1,2 mil cidades devem participar do evento. José César da Costa, presidente da CNDL, ressalta a importância da ação para conscientizar a sociedade sobre a alta carga tributária no Brasil e destaca a urgência da Reforma Tributária como uma prioridade econômica do governo.
Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem, tem como principal intenção unir consumidores e lojistas em uma ação de conscientização e protesto, demonstrando a insatisfação com o sistema tributário do país, que requer uma reformulação urgente. A Reforma Tributária é vista como fundamental para a sobrevivência das empresas, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico, segundo Costa.
Imagem: Freepik