E-commerce
Interações de consumo entre empresas e clientes com foco no Natal aumentam mais de 600% no mês da Black Friday, aponta Zenvia
A Zenvia, que habilita empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos clientes, revelou dados exclusivos que mostram uma tendência crescente nas interações entre consumidores e empresas com foco no Natal: o planejamento está começando cada vez mais cedo e abrangendo uma diversidade de canais de comunicação, como WhatsApp, RCS e SMS.
De acordo com os dados levantados pela companhia, as empresas têm iniciado as estratégias de comunicação em setembro, mas o impulso vem com a proximidade da data. Prova disso são as menções à palavra ‘Natal’, que registraram um aumento impressionante de 670% em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior, revelando que as empresas estão iniciando as conversas com seus consumidores mais cedo, focando em awareness e dividindo atenção com a Black Friday, sazonalidade importante do período.
Já no sentido das conversas iniciadas pelo cliente, os dados destacam o setor de Bens de Consumo como um dos principais motores dessa movimentação. Em 2023, este segmento apresentou um crescimento de 14% em interações com os clientes nos últimos dois meses do ano, na comparação à média dos primeiros nove meses, refletindo o crescente interesse dos consumidores em se comunicar com as empresas, seja para tirar uma dúvida, pedir informações ou resolver questões relacionadas a produtos, e se prepararem para as compras de Natal também com mais antecedência. O mesmo foi observado em estudo recentemente divulgado pela Meta*: em 2023 os consumidores em todo o mundo começaram a se preparar para as compras natalinas em outubro (22%), mas reforçaram os pedidos em novembro (39%).
“Por isso a importância de construir uma jornada que realmente faça sentido a cada consumidor, de maneira personalizada e individual, com o apoio da tecnologia e de recursos capazes de combinar automação e humanização para gerar a melhor experiência possível aos clientes, como inteligência artificial. Afinal, os consumidores estão pesquisando cada vez mais cedo para tomar suas decisões de compra nas datas especiais”, pontua Gilsinei Hansen, vice-presidente de Negócios da Zenvia.
Imagem: Envato