Operação
Pinterest registrou US$ 1,9 bilhão em lucro em 2024, seu ano mais lucrativo de longe

Impulsionado pela IA, o Pinterest (PINS $39,67 +19,14%) reportou US$ 1,15 bilhão em vendas nos últimos três meses de 2024, superando ligeiramente a expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que previam US$ 1,14 bilhão. A empresa também projetou uma receita entre US$ 837 milhões e US$ 852 milhões para o primeiro trimestre de 2025, acima dos US$ 836 milhões esperados pelos analistas.
O relatório positivo fez com que as ações do Pinterest subissem mais de 17% na sexta-feira. No entanto, apesar do crescimento recente, os papéis da empresa ainda acumulam uma queda de cerca de 3% nos últimos 12 meses.
IA Aumenta o Engajamento e a Receita do Pinterest
O Pinterest é uma plataforma de mídia social onde os usuários criam coleções de imagens, ou “painéis de inspiração”, muitas vezes usados para planejar eventos. Por exemplo, se uma noiva está usando o Pinterest para compartilhar suas ideias com um organizador de casamentos, sua busca exibirá uma mistura de imagens de estoque e imagens vinculadas a varejistas que vendem decorações no mesmo estilo.
A empresa tem utilizado IA para exibir anúncios mais relevantes para os usuários, aumentando a probabilidade de cliques. “Mais contexto sobre os usuários e modelos de aprendizado de máquina mais poderosos significam uma compreensão mais profunda do conteúdo que eles podem gostar”, disse o CEO do Pinterest, William J. Ready, em uma conferência com analistas na quinta-feira.
Essa abordagem permitiu que o Pinterest aumentasse sua receita por usuário. Em 2024, a plataforma faturou mais de US$ 29,20 por usuário nos EUA e Canadá. Na Europa, onde as leis exigem consentimento explícito para o uso de dados pessoais em publicidade, a receita foi bem menor: US$ 4,20 por usuário.
Os analistas do Bank of America destacaram que, devido à sua natureza de descoberta visual e intenção de compra, o Pinterest está bem posicionado para aproveitar os avanços da IA e deve continuar colhendo benefícios com melhorias nos modelos de machine learning. Atualmente, a empresa usa a AWS como parceira de nuvem.
Imagem: Envato
Informações: J. Edward Moreno para Sheerwood
Tradução livre: Central do Varejo