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Esta é a categoria de produtos que os consumidores mais devolvem

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Uma pesquisa realizada pela plataforma de gerenciamento de informações de produtos Akeneo descobriu que seis em cada dez consumidores entrevistados afirmaram devolver itens de vestuário. O principal motivo citado para essas devoluções foi problemas com o tamanho (58%), seguido por avaliações conflitantes ou ausência de avaliações de clientes (35%).

Além disso, 34% dos entrevistados que devolvem roupas mencionaram que as imagens dos produtos eram enganosas, e 29% relataram que as informações sobre os produtos online estavam imprecisas.

Mais de seis em cada dez (62%) consumidores disseram que, de maneira geral, ter informações mais precisas sobre os produtos desde o início reduziria a probabilidade de realizar uma devolução. Além disso, quase seis em dez (59%) afirmaram já ter feito uma devolução porque a descrição online do produto era enganosa ou imprecisa.

Como os consumidores preferem devolver produtos

A pesquisa também analisou os métodos preferidos para devoluções. O levantamento apontou que 65% dos entrevistados preferem devolver os produtos diretamente na loja, se possível, enquanto 22% optam por enviá-los de volta pelo correio.

Além disso, quase sete em cada dez (68%) consumidores afirmaram estar cientes do impacto ambiental das devoluções, e 39% disseram que esse fator influencia sua decisão de realizar uma troca ou devolução.

Outros insights da pesquisa incluem:

  • 65% dos entrevistados devolveram ou trocaram uma compra feita para as festas de fim de ano em 2024;
  • 60% dos consumidores disseram que são pouco propensos a continuar comprando de uma marca que possui uma política de devolução ou troca confusa ou frustrante. Destes, 29% afirmaram que definitivamente não voltariam a comprar da marca;
  • Consumidores das gerações Millennial e Z são os mais propensos a comprar múltiplos tamanhos de uma peça de roupa com a intenção de devolver um ou mais tamanhos posteriormente;
  • 44% dos entrevistados disseram que saber que o processo de devolução da marca é ético e sustentável influencia sua decisão de compra.

“A sustentabilidade continua sendo uma preocupação importante para os clientes e, à medida que as marcas intensificam seus esforços nessa área, reduzir o número de devoluções torna-se essencial”, disse Romain Fouache, CEO da Akeneo. “Os consumidores esperam informações detalhadas e precisas sobre os produtos, independentemente de onde estejam comprando. Marcas que investem em uma experiência de produto robusta podem reduzir as devoluções, impactando positivamente seus resultados financeiros e aumentando a lealdade e satisfação dos clientes, garantindo que suas expectativas sejam atendidas.”

Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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