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4 estratégias para turbinar o faturamento nos marketplaces

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Carrinho de compras e laptop com site de mercado. Conceito de marketplace; marketplaces

Pesquisa realizada pela Americanas, em parceria com o portal E-Commerce Brasil, sobre o impacto dos marketplaces nos negócios dos lojistas, revela que  79,3% dos entrevistados atribuem o crescimento de suas empresas à entrada nestes canais. Outro insight importante do levantamento é que apenas 19,5% não percebe mudanças significativas. Na mesma linha, a dedicação aos marketplaces aparece como um diferencial estratégico, com 53,7% dos lojistas mobilizando equipes inteiras para gerenciar suas vendas.

“Os marketplaces se tornaram uma peça-chave no e-commerce, conectando milhões de vendedores e compradores, concentrando grande parte das transações digitais no Brasil, oferecendo conveniência e diversidade. No entanto, para se destacar nesse ambiente cada vez mais competitivo, não basta apenas cadastrar produtos: é essencial dominar estratégias específicas para aumentar a visibilidade e converter mais demanda”, afirma Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics.

E é pensando no atual momento do setor,  que a especialista separou 4 maneiras de  turbinar o faturamento nos marketplaces:

1. Otimização de anúncios

“Para atrair a atenção do consumidor, é indispensável criar anúncios claros, atrativos e bem posicionados. Isso inclui usar palavras-chave relevantes nos títulos e descrições, escrever textos completos e detalhados e apostar em imagens de alta qualidade que mostrem detalhes e usos do produto. Esses fatores aumentam a relevância das publicações nos mecanismos de busca das plataformas”, aponta a profissional.

2. Promoções e benefícios especiais

De acordo com dados da pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71% dos consumidores brasileiros aguardam ansiosamente por promoções para adquirir itens de maior valor.

Logo, oferecer vantagens como frete grátis, descontos e garantias estendidas pode ser decisivo para conquistar o cliente. “É importante analisar quais produtos ou categorias podem oferecer essas condições sem comprometer a lucratividade do negócio”, complementa a especialista.

3. Sazonalidade e datas comerciais:

“Planejar ações promocionais para datas importantes, como Black Friday, Dia das Mães ou Natal, é essencial para aproveitar períodos de alta demanda. Além disso, entender a sazonalidade de cada categoria permite antecipar tendências e preparar estoques adequados”, enfatiza a CRO.

4. Preços competitivos:

Segundo o estudo Consumer Survey 2023, da Mirakl, para 93% dos consumidores do e-commerce, o valor é decisório na hora da compra.

“Mesmo sendo um dos principais fatores na decisão de compra, ser competitivo não significa necessariamente ter o menor preço. É preciso analisar o mercado, os custos e a percepção de valor do cliente para definir preços que sejam atrativos e garantam rentabilidade. Ferramentas de inteligência artificial ajudam a acompanhar as flutuações e ajustar a precificação de forma estratégica”, finaliza Juliana Vital.

Diante o crescimento e popularização dos marketplaces no Brasil, destacar-se nesse setor exige mais do que apenas presença digital. A combinação de ações inteligentes pode ser determinante para impulsionar o faturamento dos sellers e conquistar a preferência do consumidor. Para os vendedores, investir em estratégias bem planejadas é o caminho para aproveitar todo o potencial desse setor.

Imagem: Envato

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