Comportamento
Como Geração Alfa está influenciando decisões de compra
Com a chegada da Geração Alfa — formada por nascidos entre 2010 e 2024 —, o varejo e os shoppings enfrentam novos desafios e oportunidades. Digitalmente conectada e fortemente influenciada pelas redes sociais, essa geração busca um consumo fluido entre o on-line e o off-line, exigindo inovação dos comerciantes para atraí-la às lojas físicas.
Segundo o doutor em Administração e professor de pós-graduação da Universidade Positivo (UP), Sérgio Czajkowski Júnior, a maioria dos lares brasileiros têm decisões de consumo influenciadas por crianças e adolescentes. Essa participação pode subir ainda mais em compras realizadas em shoppings e supermercados, incluindo itens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e viagens.
Mais imersiva e conectada do que qualquer geração anterior, a Geração Alfa tem transformado hábitos de consumo. Acostumados a transitar entre o digital e o físico, esses jovens esperam propostas personalizadas e interativas. O grande desafio do varejo e dos shoppings é atrair esse público para as lojas físicas, considerando que boa parte de suas decisões ocorre no ambiente digital.
Para Sérgio Czajkowski Júnior, a estratégia mais eficaz é a abordagem Y, que adapta uma mesma mensagem para impactar dois públicos conectados, mas com características distintas. “Para engajar essa geração, o setor deve combinar tecnologia e personalização. Como estão familiarizados com dispositivos digitais desde cedo, investir em aplicativos interativos, programas de fidelidade gamificados e atendimento individualizado, tanto on-line quanto off-line, pode ser extremamente eficaz”, explica.
Ele também destaca a importância da transparência na jornada de compra e da comunicação responsável com os pais, que, no final das contas, são os decisores financeiros. “Oferecer produtos que atendam às preocupações dos responsáveis, como opções saudáveis e sustentáveis, fortalece a relação de confiança com as famílias”, ressalta.
Acostumados a serviços personalizados e à conveniência do atendimento instantâneo no digital, esses jovens esperam o mesmo nível de personalização no varejo físico, desde recomendações de produtos até interações ajustadas ao seu perfil.
Dispositivos móveis e personalização influenciam a decisão de compra
O uso de dispositivos móveis e plataformas digitais têm um impacto significativo nas escolhas de consumo da Geração Alfa. “Essa geração tem acesso instantâneo a informações sobre bens e serviços, muitos disponíveis apenas em outros países, o que permite comparar preços, ler avaliações e verificar a disponibilidade de produtos em tempo real”, explica o professor da UP. Esse acesso facilita decisões mais informadas e conscientes, moldando suas escolhas de maneira determinante.
Czajkowski destaca ainda que a possibilidade de comprar a qualquer momento e lugar tem grande importância para essa geração. “Os mais jovens exigem maior flexibilidade ao comprar, incluindo o uso de carteiras digitais e a preferência por serviços de retirada rápida de produtos adquiridos on-line. A combinação desses fatores traz mais agilidade, conveniência e alinhamento com as expectativas tecnológicas do público jovem.”
As novas gerações estão redefinindo o mercado. “Este é o momento de abraçar o potencial disruptivo desses consumidores sem abrir mão da criatividade, autenticidade e sustentabilidade. A Geração Alfa valoriza o amplo acesso a produtos e formas de interação que integrem o físico e o digital. O consumidor espera mais, e é exatamente isso que o mercado precisa oferecer. Estamos em uma nova era, e compreender e se adaptar às gerações que moldam o futuro é essencial”, afirma a gerente de Marketing do Grupo Tacla, Cida Oliveira.