Economia
Varejo de materiais de construção volta a crescer após estabilidade
De acordo com a mais recente edição do Termômetro JS+ Anamaco, da Juntos Somos Mais, o setor varejista de materiais de construção (materiais de construção) teve um salto de vendas no último mês de 2024.
O Termômetro revela que, no último mês de 2024, a percepção de crescimento nas vendas saltou de 47% para 51% em relação ao mês anterior entre os varejistas da construção civil. A pesquisa ainda mostra um predomínio do percentual de lojas com aumento nas vendas de dezembro, com exceção da região Sul do país, em que a percepção de elevação das vendas foi equivalente à percepção de estabilidade.
Ainda a nível regional, o Nordeste se destacou com o maior saldo nas vendas, com uma diferença de 40% entre a percepção de aumento das vendas e a impressão de queda. Todas as regiões cresceram expressivamente na comparação de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, com ênfase para o Norte, em que a percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2023, para 52%, no ano passado.
Quanto à expectativa de vendas para os próximos três meses, incluindo março de 2025, o levantamento indica que o sentimento de crescimento nas vendas apresentou uma pequena melhora entre os lojistas de materiais de construção, saindo de 54%, em novembro, para 55%, em dezembro, após uma queda brusca partindo de outubro (68%).
As lojas mais focadas em material hidráulico são as mais pessimistas em relação aos próximos três meses do ano, sendo que 18% apostam na queda das vendas e 43% indicam uma manutenção. Já os pontos de venda mais focadas em material para pintura estão otimistas, com 55% dos seus vendedores apostando no aumento das compras para os próximos meses.
Ainda em dezembro de 2024, os preços do setor tiveram alta de 0,7% em relação a novembro. No acumulado do ano, os preços cresceram com maior velocidade do que 2023 – o salto foi de quase 7% de janeiro a dezembro. Já no intervalo anual, houve um salto de 6,1% nos preços desses itens.
O estudo ainda mostrou que, no final de 2024, voltou a crescer o otimismo dos lojistas quanto às expectativas das ações do governo federal nos próximos 12 meses. O sentimento positivo foi de 42%, em novembro, para 54%, em dezembro. Enquanto isso, o grupo dos pessimistas cedeu de 26%, em novembro, para 16%, no mês seguinte.
O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de materiais de construção e pesquisa de relacionamento junto ao setor.