Economia

Dia das Mães: 51% das pessoas vão gastar até R$ 300

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Mãe morena de cabelo cacheado dando presente de dia das crianças para filho criança

De acordo com uma pesquisa da SYN, a maioria das pessoas deve presentear neste dia das mães. Entre os entrevistados, 75% pretendem ir às compras nos próximos dias, e 85% querem gastar mais ou o mesmo valor do ano passado. O ticket médio para presentes, de 51% das pessoas, está entre R$ 101 e R$ 300.

A pesquisa também mostra que, para outros 20% dos entrevistados, o orçamento deverá estar entre R$ 301 e R$ 500, e 10% vão buscar um presente de até R$ 100. Por mais que o e-commerce tenha tido grande expansão durante a pandemia, a preferência das pessoas, em especial para esta data, é buscar pela loja física.

Para escolher o presente ideal para as mães, 63% dos respondentes na pesquisa da SYN apontaram o ambiente físico como preferido, enquanto 13% escolheram o online e 25% ainda não haviam definido como fariam. Os dados se assemelham à pesquisa do ano passado, em que 62% disseram que iriam presencialmente comprar o presente das mães.

Ao contrário do que se pode pensar, porém, nem só mães serão presenteadas: 49% vão comprar algo apenas para a própria mãe, 17% garantirá um presente para a sogra, 10% para as avós e 8% para a irmã ou esposa. Na lista de compras, os produtos mais buscados são itens de vestuário (19,9%), beleza, calçados e perfumaria com média pouco superior a 16% cada, seguidos por chocolates e joias (7,7%).

Além das lojas, a data também movimenta o varejo de alimentação fora do lar, já que muitas famílias comemoram a ocasião saindo para almoçar ou jantar. Segundo o estudo, quase 40% dos entrevistados pretendem jantar ou almoçar fora de casa na data.

Nestes momentos em que clientes precisam atender a múltiplas necessidades, os shoppings são boas alternativas. “É aqui que o cliente encontra tudo o que precisa para transformar o dia em uma experiência completa: desde planejar o presente ideal até escolher o restaurante perfeito para o almoço em família”, diz Ricardo Loducca, diretor comercial e de marketing da SYN.

As ativações de marketing feitas pelas lojas físicas dos shoppings também se destacam como fator importante para os consumidores: 81% dizem ser impactados por ações promocionais e ambientações dos shoppings em datas comemorativas. Além disso, 39% afirmam que as atividades de marketing podem influenciar diretamente na hora da compra e 42% afirmam que tais ações ajudam até a escolher o presente.

Entre os estímulos mais citados estão decorações temáticas com produtos em destaque (21%), espaços promocionais em stands ou lounges (18%) ou experiências temáticas como oficinas e apresentações (15%). Mas as promoções, como brindes e sorteios, são as preferidas por 30% dos ouvidos.

A pesquisa foi feita com mais de 4.576 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Imagem: Envato

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