• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação Operação

'Com serviços financeiros, varejo entra na intimidade do cliente'
Advertisement

Colunistas E-commerce Inovação

Como usar Inteligência Artificial para vender mais na Black Friday

Inovação

Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

Inovação

Parceria com a Meta impulsiona crescimento da EssilorLuxottica

Inovação

Walmart permitirá compras diretamente pelo ChatGPT

Inovação

Gap firma parceria de inteligência artificial com o Google

Inovação Moda

Biotecido criado por startup brasileira é alternativa sustentável para substituir couro

Inovação

Funcionários que usam IA relatam menor índice de burnout

Inovação

Apenas 14% das empresas usam IA para vender mais na Black Friday

Inovação

Google lança experiência de compra conversacional com IA

Inovação

‘Com serviços financeiros, varejo entra na intimidade do cliente’

Para fundadora da Evlos, varejistas que incorporam esse tipo de solução ganham maior conhecimento sobre os hábitos de consumo

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles

Cada vez mais, as empresas de varejo buscam ampliar sua atuação oferecendo soluções financeiras. A tendência ganha força por trazer uma série de vantagens, entre elas diminuir a fricção do processo de compra e permitir conhecer mais sobre os hábitos de consumo do cliente, seja ela uma pessoa ou empresa.

Em conversa com a Central do Varejo, Sarah Almachar, fundadora e administradora da Evlos, traz mais detalhes sobre o potencial dessas ferramentas para o varejo. Considerada um hub de soluções tecnológicas, a Evlos auxilia empresas a oferecer soluções financeiras ao consumidor embutindo sistemas de terceiros em sua plataforma ou disponibilizando conhecimento para que a marca estruture uma operação com recursos próprios, através da criação de fundos e emissão de títulos. Confira os detalhes da conversa.

Muitas redes têm apostado em oferecer soluções financeiras e de crédito para sua base de clientes. O que leva o varejo a investir nisso?

Ao oferecer crédito, o varejista gera oportunidades, amplia o número de fornecedores, a variabilidade de produtos e modelos de negócio, valoriza a marca e ajuda na missão de fazer mais parte da vida dos seus clientes. Nesse sentido, o primeiro grande benefício é tirar a fricção do processo de compra, o que facilita a aquisição do bem ou serviço. É possível criar uma série de soluções, como o modelo de pegue agora e pague depois, ou estruturar engenharia que ajuda a financiar essa compra.

Já o segundo ponto está ligado ao aprendizado. Ao ganhar acesso a esse lado financeiro, o negócio passa a ter maior proximidade com as necessidades do cliente. No caso do B2B, é possível entender como a empresa trabalha em todas as pontas, quais os fornecedores, o que permite enxergar oportunidades para além da sua atuação enquanto varejista. E se for B2C, a rede vai entrar na intimidade do cliente e conhecer seus gostos, horários de acesso e outros fatores que apontam tendências de consumo.

Por fim, existe ainda um terceiro aspecto, que é a geração de receitas adicionais. O setor financeiro é extremamente lucrativo, e quem tem um bom ecossistema consegue alavancá-lo e criar novas fontes de renda. 

E do lado dos clientes, quais as vantagens de recorrer a um varejista no lugar de uma instituição tradicional para acessar serviços financeiros?

O banco é uma instituição necessária, mas que não consegue ter proximidade com o cliente. Quem faz isso são as marcas com as quais a pessoa se identifica. O relacionamento, a empatia, a confiança vem com a marca que eu me vejo ou que representa aquilo que quero que as pessoas pensem de mim. Então essa relação íntima favorece muito o acesso por parte do varejista.

Quais estratégias uma rede de varejo deve adotar para ter sucesso com esse tipo de serviço e como usá-la para impulsionar suas vendas?

É preciso começar testando. Só de embutir um serviço financeiro em sua plataforma já é um grande laboratório para o varejo aprender com o ecossistema. Podem ser soluções mais simples que facilitam a vida de quem compra, como um financiamento, uma linha para a pessoa consumir e pagar depois. E a vantagem de se conectar via API com uma financeira é que o dinheiro vem dessa instituição. Então o varejo não tem risco, apesar de o lucro ser menor. Por outro lado, se a marca quiser buscar margens maiores, também é possível estruturar sua própria operação e fazer o dinheiro girar dentro de sua base.

Quais tendências você observa para o segmento financeiro dentro do varejo nos próximos anos?

O Brasil está na vanguarda quando se trata de soluções financeiras, mas algumas partes ainda podem ser mais estimuladas. Uma delas é facilitar a aquisição de produtos de fora do país, permitindo que o vendedor receba na moeda local. Outra opção é estruturar processos que gerem redução de taxas ou melhorar a logística de trocas para compras no exterior. Além disso, está para sair o Real Digital em 2025, e conforme a legislação avança e traz maior segurança, inclusive em termos de lastro, devemos ver cada vez mais comércios que aceitem as criptos como forma de pagamento.

Imagem: Divulgação

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

No Brasil, planos de saúde para pets já beneficiam 250 mil cães e gatos

Não perca

Com dívida e juros altos, fabricante da Pyrex declara falência no EUA

Continue Reading

Você pode gostar

  • Nike Nike

    Nike busca reconquistar espaço nas prateleiras após perda de mercado

  • Taco Bell Taco Bell

    Taco Bell inaugura primeira unidade de rua em São Paulo

  • sTARBUCKS; temporárias sTARBUCKS; temporárias

    Contratações temporárias sobem 81% antes da Black Friday

  • Leroy Merlin Leroy Merlin

    Leroy Merlin estreia no mercado pet e lança nova categoria em cinco unidades de São Paulo

  • compras; fluxo; shoppings compras; fluxo; shoppings

    Varejo em shoppings registra crescimento no segundo trimestre

  • Black Friday Black Friday

    Como usar Inteligência Artificial para vender mais na Black Friday

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Nike
Operação23 minutos atrás

Nike busca reconquistar espaço nas prateleiras após perda de mercado

Taco Bell
Operação1 hora atrás

Taco Bell inaugura primeira unidade de rua em São Paulo

sTARBUCKS; temporárias
Economia2 horas atrás

Contratações temporárias sobem 81% antes da Black Friday

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.