Operação

Ranking global aponta queda no número de varejistas entre empresas mais sustentáveis

Publicado

on

impacto ambiental; sustentabilidade; sustentáveis

A edição de 2025 do ranking das 500 empresas mais sustentáveis do mundo, elaborado pela revista Time em parceria com a empresa de pesquisa alemã Statista, foi divulgada no fim de junho e mostra redução na presença de varejistas entre as 100 primeiras colocadas. Em 2024, oito varejistas integravam o grupo das 100 mais verdes. Em 2025, esse número caiu para cinco, entre elas a brasileira Lojas Renner, que recuou da 22ª para a 28ª colocação.

Apesar da queda, a Renner segue como a segunda varejista mais sustentável da lista, atrás apenas da turca Beko, especializada na venda de eletrônicos e eletrodomésticos.

O número total de varejistas na lista das 500 mais sustentáveis também diminuiu. Em 2024, eram 31 empresas do setor. Em 2025, são 25, o que representa uma redução de 19%.

Entre as empresas brasileiras, a presença também foi reduzida. No ano anterior, figuravam na lista Lojas Renner (22ª), Bradesco (138ª), Itaú (384ª), Banco do Brasil (433ª) e Rede D’Or São Luiz (478ª). Em 2025, permaneceram apenas Renner (28ª) e Rede D’Or São Luiz, que subiu para a 430ª posição. A Localiza entrou na lista pela primeira vez, ocupando a 499ª colocação.

O levantamento considera mais de 5 mil grandes companhias globais e utiliza uma metodologia de quatro etapas. A primeira consiste na exclusão de empresas com atuação considerada insustentável, como aquelas envolvidas com combustíveis fósseis ou escândalos ambientais. Em seguida, são analisados os compromissos públicos com sustentabilidade, como adesão ao Carbon Disclosure Project, ao Pacto Global da ONU e a metas climáticas baseadas na ciência. A terceira etapa avalia a publicação de relatórios ESG auditados e alinhados a padrões internacionais. Por fim, a quarta etapa considera indicadores ambientais e sociais, como emissões de gases de efeito estufa, uso de energia renovável, diversidade de gênero e segurança no trabalho. A pontuação final vai de 0 a 100.

Na divisão por países, os Estados Unidos lideram entre as varejistas mais sustentáveis, com sete representantes: Best Buy, Carter’s, Church & Dwight, eBay, Etsy, Hasbro e Whirlpool. A França aparece em seguida, com Decathlon, Groupe SEB e Rexel. Alemanha e Itália também têm três empresas cada: About You, Beiersdorf e Zalando (Alemanha); Ermenegildo Zegna, Salvatore Ferragamo e uma terceira não especificada (Itália). Portugal conta com duas empresas: Jerónimo Martins e Sonae.

Outros países com uma representante cada são: Turquia (Beko), Tailândia (Home Product Center), China (JD.com), Finlândia (Kesko), Brasil (Lojas Renner), Dinamarca (Pandora), Suíça (Richemont) e Reino Unido (WHSmith).

Por continente, a Europa concentra a maior parte das empresas do setor varejista presentes no ranking, com 15 nomes. A América do Norte conta com sete representantes, todos dos Estados Unidos. A Ásia aparece com três companhias, oriundas da China, Tailândia e Turquia.

O setor de moda e vestuário é um dos mais presentes entre as líderes em sustentabilidade, com empresas como About You, Carter’s, Ermenegildo Zegna, Lojas Renner, Pandora, Salvatore Ferragamo e Zalando. Também se destacam as varejistas de eletrodomésticos e eletrônicos, como Beko, Best Buy e Whirlpool. O e-commerce está representado por plataformas como eBay, Etsy e JD.com. Outras áreas incluem cosméticos e cuidados pessoais (Beiersdorf, Church & Dwight), brinquedos (Hasbro), distribuição e atacado (Jerónimo Martins, Rexel), além de redes de varejo físico como Decathlon, Groupe SEB, Home Product Center, Sonae e WHSmith.

Entre as 25 varejistas do ranking, 18 têm origem no varejo físico e passaram a atuar também no ambiente digital. Outras sete são nativas digitais, como About You, eBay, Etsy, JD.com e Zalando. Pelo menos dez empresas da lista operam em diversos mercados internacionais, entre elas Best Buy, Decathlon, eBay, Ermenegildo Zegna, Etsy, Hasbro, Pandora, Richemont e Whirlpool.

Com informações de Agência DC News
Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *