Inovação
WhatsApp passa a ter novas ferramentas de promoção empresarial
Com 147 milhões de usuários ativos no Brasil, a Meta anunciou recentemente que o WhatsApp passará a contar com novos recursos de promoção, como anúncios nos Status, destaque de canais no diretório e oferta de conteúdos pagos por assinatura. A novidade amplia o potencial comercial da plataforma, especialmente para pequenos e médios negócios, que hoje representam 95% dos perfis comerciais no país.
Para a CM Mobile, empresa de desenvolvimento de soluções de mensageria, esse movimento reforça o que o mercado já vem percebendo: vender pelo WhatsApp é fácil, mas fazer isso com eficiência, segurança e escala exige estrutura. É preciso transformar o aplicativo em um verdadeiro canal de negócios — com automação, integração, rastreabilidade, conformidade com a LGPD e gestão de múltiplos atendentes.
“Com este movimento da Meta, o WhatsApp reforça seu papel de ser o ‘balcão de loja’ do pequeno varejista, mas isso não significa improviso. Pelo contrário: quanto mais natural for a conversa da loja com um possível cliente, mais estratégica precisa ser a estrutura por trás dela”, afirma Pólen Kuhnen, country manager da CM Mobile. “É preciso garantir que cada interação com um comprador seja eficiente, segura e integrada aos fluxos do negócio. Essa é a diferença entre usar o WhatsApp para vender e tirar proveito real dele para uma loja.”
A empresa destaca que muitas PMEs já utilizam o aplicativo para conversar com clientes, tirar dúvidas, enviar links de pagamento e até concluir vendas. Com a chegada dos anúncios, esse fluxo tende a crescer ainda mais — o que exige controle, governança e visão estratégica no uso da ferramenta. “Atender os clientes pelo celular pessoal do dono da loja, sem histórico e sem integração, compromete a experiência do cliente e limita o crescimento do negócio”, diz Kuhnen.
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