Operação
Pesquisa da Cielo aponta falhas na gestão financeira de pequenos empresários brasileiros
Uma pesquisa realizada pela Cielo, em parceria com a Expertise, mostrou que grande parte dos pequenos empresários brasileiros enfrenta dificuldades na gestão financeira de seus negócios. O levantamento identificou que, embora 91% afirmem controlar o fluxo de caixa, apenas metade faz o acompanhamento ao menos uma vez por semana. Entre os entrevistados, 33% realizam o controle diariamente e 9% afirmaram fazê-lo raramente ou nunca.
O estudo revelou ainda que 27% dos empresários têm pouco ou nenhum conhecimento em gestão financeira, enquanto 76% se dizem confiantes em sua capacidade de administrar o próprio negócio. Entre os participantes, 21% relataram dificuldade em separar as finanças pessoais das empresariais, o que significa que um em cada cinco já utilizou recursos do caixa da empresa para despesas pessoais ou o contrário.
No campo do crédito, metade dos empresários entrevistados contratou empréstimos nos últimos 12 meses. O principal motivo foi a necessidade de capital de giro (44%), seguido pela compra de equipamentos (22%) e pelo pagamento de dívidas (19%). Juros altos (48%) e burocracia (14%) foram apontados como os principais obstáculos para quem buscou financiamento.
O levantamento também indicou que um terço dos empresários não acessa regularmente os extratos das credenciadoras de cartão e 66% recorrem com frequência à antecipação de recebíveis. Apenas 51% afirmaram já ter participado de algum curso ou treinamento em gestão financeira.
“A pesquisa reforçou o que a gente vê no dia a dia do nosso negócio. Existe uma grande oportunidade na educação do pequeno empresário. O maior desafio não é apenas ter acesso a crédito ou tecnologia, mas conhecimento para administrar bem o seu empreendimento. Educação é o primeiro passo para profissionalizar a gestão e fazer o negócio crescer de forma sustentável. Na Cielo, a gente investe em capacitação, mas isso tem de ser uma iniciativa de toda a sociedade. Temos um foco direcionado para melhorar e facilitar a vida do nosso cliente continuamente. Isso passa por transmissão de informações úteis e oferecer soluções inteligentes que ajudem a cada um tomar as melhores decisões”, afirmou Estanislau Bassols, CEO da Cielo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 24 de junho de 2025 e ouviu 203 gestores de empresas em todo o país.
Participe da Imersão em Estratégia e Gestão de Varejo e descubra como melhorar a gestão do seu negócio!

Imagem: Envato
