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5 dicas para impulsionar negócios na Black Friday

O empreendedorismo no Brasil está em constante evolução, e o e-commerce se consolida cada vez mais como uma importante fonte de renda para pequenos e médios empreendedores, ainda mais em datas comemorativas como a Black Friday, que, em 2025, será no dia 28 de novembro.
Uma pesquisa ‘Rota do E-commerce’ realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, revela tendências deste segmento, oferecendo aprendizados para quem deseja crescer e se destacar neste mercado competitivo.
“A pesquisa trouxe um retrato interessante: 45% dos empreendedores apontam a concorrência como principal desafio, mas também descobrimos que quem investe em automação logística e diferenciação consegue resultados expressivos. A Black Friday amplifica tanto as oportunidades quanto as questões operacionais”, afirma Tiago Raposo, gerente de Marketing da Loggi.
Com base nos dados levantados, veja cinco dicas para empreendedores que querem impulsionar seus negócios e superar os principais obstáculos na Black Friday:
- Invista na comunicação e presença de marca
Cerca de 50% dos entrevistados pela pesquisa utilizam vídeos demonstrativos ou tutoriais para engajar clientes, e 27% apostam em promoções exclusivas. Conteúdos relevantes, como depoimentos e educação sobre o setor, também fortalecem a conexão com o público.
- Aposte nas redes sociais para ter mais visibilidade
Instagram (61%), YouTube (48%) e Facebook (36%) são os principais canais dos empreendedores. Estar presente nesses meios é fundamental para reforçar presença e ganhar alcance com seus clientes.
- Foque na diferenciação para enfrentar a concorrência
Com 45% dos empreendedores apontando a concorrência como maior desafio, desenvolver um diferencial competitivo é vital. Apostar em inovação, atendimento personalizado e qualidade pode ser o caminho para se destacar, tanto que 28% dos empreendedores já implementaram alguma automação logística com melhoria significativa nos processos, além de 18% acreditar que a adoção de novas tecnologias poderia contribuir na expansão da sua empresa.
- Aprimore a gestão logística e expanda mercados
Investir em novas soluções para a logística é um ponto importante para 42% dos empreendedores. Além disso, explorar novos mercados, incluindo diversificação de regiões, amplia oportunidades e possibilita crescimento sustentável.
- Planeje financeiramente e busque alternativas de crédito
O acesso a crédito e a boa gestão do fluxo de caixa ainda são obstáculos para muitos (18% e 12%, respectivamente). Com isso, um controle das finanças e buscar fontes de financiamento adequadas são atitudes indispensáveis para a estabilidade e expansão do negócio.
A pesquisa revela que o empreendedorismo é protagonizado por mulheres (51%) e empreendedores com alto nível de escolaridade (36% possuem pós-graduação). Além disso, para 63% dos entrevistados, o e-commerce já é a principal fonte de receita, demonstrando a importância e o potencial do setor.
O levantamento ‘Rota do E-commerce’ foi realizado entre abril e maio de 2025 e entrevistou mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, que realizam ao menos 30 envios de produtos por mês.
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
