Operação

Shopping centers fecham terceiro trimestre com alta nas vendas

Publicado

on

Slow retail; geração z; shopping centers

O setor de shopping centers encerrou o terceiro trimestre de 2025 com crescimento de 2,1% nas vendas e taxa de ocupação de 95,6%, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). No acumulado até setembro, as vendas registram alta de 2,0%.

A taxa de ocupação aumentou 0,9 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024. A inadimplência mediana ficou em 3,7%.

Desempenho regional

Todas as regiões apresentaram crescimento nas vendas no trimestre. O Sul teve o melhor desempenho, com avanço de 3,0%, acima da média nacional. A região Norte registrou o maior aumento no fluxo de visitantes, de 0,6%. O Sudeste alcançou a maior taxa de ocupação, de 95,8%, enquanto Sul e Centro-Oeste tiveram as menores taxas de inadimplência, ambas de 3,3%.

Categorias

O segmento de Conveniência e Serviços registrou o maior crescimento real. Entre as lojas satélites, Eletroeletrônicos avançou 15,3% e Óticas, 5,5%, nas vendas reais por metro quadrado.

Perspectivas

O setor projeta melhora moderada para o quarto trimestre, impulsionada pelo comportamento da inflação e pela confiança do consumidor.

“Os resultados do terceiro trimestre reforçam a resiliência e a vitalidade do setor de shopping centers no Brasil. O desempenho demonstra que os shoppings continuam sendo um importante motor de consumo e lazer. Nossas perspectivas para o final do ano são otimistas, esperando que o alívio da inflação abra espaço para um consumo melhor no 4º trimestre”, afirma o presidente da ABRASCE, Glauco Humai.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *