Operação

Anta Sports compra participação de 29% da Puma por €1,5 bilhão

Publicado

on

Puma

A Anta Sports Products anunciou um acordo para adquirir uma participação superior a 29% na Puma por 1,5 bilhão de euros em dinheiro, o equivalente a cerca de US$ 1,8 bilhão. Com a operação, a companhia chinesa se tornará a maior acionista da marca alemã de artigos esportivos.

A transação foi firmada com o Groupe Artémis, empresa de investimentos da família Pinault, que havia adquirido a participação na Puma da Kering há oito anos. O fechamento do negócio está previsto para ocorrer até o fim de 2026.

Em comunicado, a Anta informou que não pretende realizar uma oferta de aquisição do controle da Puma, mas afirmou que poderá considerar o aprofundamento da parceria no futuro. A empresa atua nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, design, fabricação, marketing e vendas de calçados, vestuário e acessórios, e declarou que “busca destravar o potencial tanto dos mercados de artigos esportivos de massa quanto de alto padrão”.

O anúncio ocorre em meio a um processo de reestruturação da Puma, que enfrentou um ano de 2025 marcado por mudanças na liderança, demissões e quedas de desempenho financeiro. No terceiro trimestre do ano passado, a empresa registrou novos recuos e realizou cortes de pessoal em outubro.

O presidente do conselho da Anta, Ding Shizhong, afirmou em comunicado que a Puma é “uma marca global icônica, com herança substancial”, e disse que a companhia chinesa “sempre admirou o valor de longo prazo e o potencial da marca”. Segundo ele, “um DNA de marca tão forte e uma herança valiosa são raros”. Ding acrescentou: “Acreditamos que o preço das ações da Puma nos últimos meses não reflete plenamente o potencial de longo prazo da marca. Temos confiança em sua equipe de gestão e em sua transformação estratégica. Esperamos construir uma relação de confiança, trabalhar de forma independente e aproveitar forças complementares, sem comprometer a autonomia”.

A atual equipe de gestão da Puma inclui Arthur Hoeld, que assumiu o cargo de CEO em meio a divergências estratégicas com a liderança anterior. Maria Valdes, ex-diretora de produto, ocupa a posição de chief brand officer, com responsabilidades ampliadas. A empresa também conta com Ronald Reijmers, que assumiu a área global de varejo, e Andreas Hubert, que chegou como diretor de operações em setembro.

Além da participação na Puma, o portfólio da Anta inclui as marcas Anta, Fila, Descente, Kolon Sport, Maia Active e Jack Wolfskin. A companhia também é acionista majoritária da Amer Sports, grupo que controla marcas como Arc’teryx, Salomon, Wilson, Peak Performance e Atomic.

Imagem: Divulgação
Informações: Daphne Howland para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *