Franchising
Com famosos e inovações, ABF Expo recebeu 61 mil visitantes em 2023
Evento realizado em São Paulo contou com a presença de mais de 400 marcas expositoras e se consolidou como maior do setor
A ABF Franchising Expo comemorou suas 30 edições de forma grandiosa. Mais de 61 mil visitantes compareceram aos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre 28 de junho e 1º de julho, para conferir mais de 400 marcas expositoras, das quais 129 estavam participando pela primeira vez. Os dados são da ABF.
Além dos visitantes, a feira contou com a presença de políticos, entidades parceiras e celebridades famosas, que estiveram presentes durante todos os dias. Personalidades como Aline Salazar, Arthur Aguiar, Caio Castro, Celso Portiolli, Deborah Secco, Flávia Alessandra e outros prestigiaram a maior feira de franquias do mundo, organizada pela ABF e pela Informa Markets.
A exposição trouxe diversas novidades que despertaram o interesse dos visitantes. Além da estreia do Carrefour, houve a participação de franquias B2B e financeiras, microfranquias e formatos diferenciados, como delivery multimarca, tuktuk, trailer e lojas autônomas. Também surgiram novos nichos, como tapioca em cone, energia solar, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas compartilhadas, entre outros.
A Arena do Conhecimento foi um espaço dedicado à busca por informação. Cerca de 1.000 empreendedores assistiram a quase 50 horas de palestras, abordando temas como a Lei do Franchising, liderança contemporânea, conceitos de franchising, avaliação de uma franquia, entendimento do contrato de franquia e exploração de outras oportunidades no empreendedorismo. A feira proporcionou uma oportunidade de aprendizado e atualização sobre o mercado de franquias.
A sustentabilidade também foi destacada na Expo Franchising, com a premiação de Estande Sustentável em parceria com a BR+10. As marcas AlphaGraphics, Kumon e Santander Getnet foram premiadas nas categorias Micro, Pequeno e Médio portes, respectivamente. Além dos certificados, o valor destinado aos troféus físicos foi integralmente doado em forma de cestas básicas para o Projeto Quebrada Alimentada, que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade na região Norte de São Paulo.
Imagem: Freepik