• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé
Advertisement

Operação

Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Operação

Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

Operação

Busca por pós-graduação cresce 22% e curso de Gestão de Negócios atrai profissionais

E-commerce Operação

Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

Comportamento

Fidelizar clientes: confira 3 dicas para gerar resultados reais

Operação

Preços de ovos, arroz e feijão recuam em julho, aponta estudo

Operação

Flex Atacarejo e Enxuto Supermercados anunciam fusão e criam Grupo Uni-X

Colunistas Operação

Entre o caixa e o caos: por que a inadimplência cresce mesmo com o consumo em alta?

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé

Para o presidente do Cade, participação das empresas no mercado de chocolates caiu nos últimos 5 anos, facilitando o desfecho

Publicado

2 anos atrás

on

7 de junho, 2023

Por

Redação

A 215ª Sessão Ordinária de Julgamento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), realizada nesta quarta-feira (7), marcou o encerramento de uma longa disputa judicial entre a autarquia e a Nestlé, envolvendo a aquisição da empresa Garoto, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo. A briga se arrastava desde 2004 e, segundo a procuradora-chefe do Cade, Juliana Domingues, foi uma jornada “tortuosa” para a autarquia. No entanto, as partes chegaram a um acordo equilibrado, reduzindo o ônus para todos os envolvidos, inclusive o poder judiciário.

O processo de aquisição da tradicional fabricante Garoto, sediada em Vila Velha (ES) e avaliada em R$1 bilhão, foi anunciado em fevereiro de 2002, mas recebeu veto do Cade em 2004, devido ao fato de as empresas controlarem quase 60% do mercado de chocolates no Brasil. A multinacional suíça recorreu à Justiça e obteve o direito de prosseguir com a operação em 2005. No entanto, essa decisão foi anulada em 2009, e o caso deveria ser reaberto pelo Cade.

A Nestlé continuou a contestar a reabertura do processo nos tribunais até que, em 2018, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou que o Cade deveria retomar o caso. Isso só ocorreu em 2021, e agora um acordo foi finalmente alcançado entre as partes. Atualmente, a Nestlé e a Garoto já não dominam o mercado de chocolates, que tem visto o surgimento de marcas regionais mais baratas, facilitando a negociação do acordo.

Segundo o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, nos últimos cinco anos, a participação da Nestlé e da Garoto no mercado de chocolates diminuiu, enquanto outros concorrentes ganharam terreno, como a brasileira Cacau Show, a Lacta (da americana Mondelez) e a italiana Ferrero Rocher.

No acordo judicial, o Cade adotou algumas medidas para mitigar possíveis problemas de concentração de mercado: a Nestlé está proibida de adquirir concorrentes que representem 5% ou mais do mercado relevante de chocolates por cinco anos; se a aquisição envolver concorrentes com menos de 5% de participação, a operação deve ser comunicada ao Cade, que terá 15 dias úteis para avaliá-la por sete anos; a Nestlé se compromete a não criar barreiras à importação de seu chocolate, como aumentar impostos de importação, por exemplo, durante sete anos; e a multinacional concorda em manter investimentos na fábrica da Garoto em Vila Velha por sete anos.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o consumo de chocolates no Brasil atingiu R$22 bilhões em 2022, com um aumento de 18% em relação ao ano anterior, impulsionado pela venda de 336 mil toneladas de chocolates (crescimento de 7%). Em 2022, enquanto as vendas de alimentos em geral caíram 2,5% em volume, a comercialização de chocolates aumentou 4,7%. Os segmentos que impulsionaram esse crescimento foram as barrinhas recheadas (“candy bar”) e os biscoitos wafer cobertos com chocolate, com altas de 22% e 12% em volume, respectivamente.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Não perca

Com tecnologia, C&A e Alpargatas modernizam experiência do cliente

Continue Reading

Você pode gostar

  • três mulheres em pé mexendo no celular três mulheres em pé mexendo no celular

    Países que mais compram online: saiba quais são

  • IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob

    Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

  • Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

  • atualização do Simples Nacional; gestão de negócios atualização do Simples Nacional; gestão de negócios

    Busca por pós-graduação cresce 22% e curso de Gestão de Negócios atrai profissionais

  • menos trabalhadores; cielo; semana do brasil menos trabalhadores; cielo; semana do brasil

    Semana do Brasil: como preparar sua loja para vender mais

  • chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente chatbots; assistentes virtuais; atendimento ao cliente

    Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
três mulheres em pé mexendo no celular
E-commerce6 horas atrás

Países que mais compram online: saiba quais são

IA logística de ponta; fulfillment brasil; frete fob
Operação6 horas atrás

Frete FOB: saiba mais sobre esta modalidade

Operação7 horas atrás

Sterna Café e Tok&Stok anunciam parceria

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Clube Mais Criativo
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

Mercadão dos Óculos
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #49: Mercadão dos Óculos

Plié
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #48: Plié

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação