• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé
Advertisement

Operação

Consumidores priorizam qualidade nas compras de última hora antes do Natal nos EUA

Operação

Cartões-presente ganham espaço nas confraternizações de fim de ano

Operação

TikTok firma acordo de US$ 14 bi para manter operação nos Estados Unidos

Operação

Atacarejo busca novas missões de compra para sustentar o crescimento

Design Operação

Shein recebe mais de 15 mil visitantes em loja temporária em Belo Horizonte

Operação

O impacto das apostas online no consumo das classes B, C e D e seus reflexos no varejo brasileiro

Operação

iFood destina R$ 744 mi a incentivos e suporte a entregadores em 2025

Economia Operação

Guerra comercial de Trump impacta cadeia de suprimentos dos EUA durante as compras de fim de ano

Operação

Embedded finance: como a Zoop está transformando a experiência de pagamentos no Brasil

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé

Para o presidente do Cade, participação das empresas no mercado de chocolates caiu nos últimos 5 anos, facilitando o desfecho

Publicado

3 anos atrás

on

7 de junho, 2023

Por

Redação

A 215ª Sessão Ordinária de Julgamento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), realizada nesta quarta-feira (7), marcou o encerramento de uma longa disputa judicial entre a autarquia e a Nestlé, envolvendo a aquisição da empresa Garoto, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo. A briga se arrastava desde 2004 e, segundo a procuradora-chefe do Cade, Juliana Domingues, foi uma jornada “tortuosa” para a autarquia. No entanto, as partes chegaram a um acordo equilibrado, reduzindo o ônus para todos os envolvidos, inclusive o poder judiciário.

O processo de aquisição da tradicional fabricante Garoto, sediada em Vila Velha (ES) e avaliada em R$1 bilhão, foi anunciado em fevereiro de 2002, mas recebeu veto do Cade em 2004, devido ao fato de as empresas controlarem quase 60% do mercado de chocolates no Brasil. A multinacional suíça recorreu à Justiça e obteve o direito de prosseguir com a operação em 2005. No entanto, essa decisão foi anulada em 2009, e o caso deveria ser reaberto pelo Cade.

A Nestlé continuou a contestar a reabertura do processo nos tribunais até que, em 2018, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou que o Cade deveria retomar o caso. Isso só ocorreu em 2021, e agora um acordo foi finalmente alcançado entre as partes. Atualmente, a Nestlé e a Garoto já não dominam o mercado de chocolates, que tem visto o surgimento de marcas regionais mais baratas, facilitando a negociação do acordo.

Segundo o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, nos últimos cinco anos, a participação da Nestlé e da Garoto no mercado de chocolates diminuiu, enquanto outros concorrentes ganharam terreno, como a brasileira Cacau Show, a Lacta (da americana Mondelez) e a italiana Ferrero Rocher.

No acordo judicial, o Cade adotou algumas medidas para mitigar possíveis problemas de concentração de mercado: a Nestlé está proibida de adquirir concorrentes que representem 5% ou mais do mercado relevante de chocolates por cinco anos; se a aquisição envolver concorrentes com menos de 5% de participação, a operação deve ser comunicada ao Cade, que terá 15 dias úteis para avaliá-la por sete anos; a Nestlé se compromete a não criar barreiras à importação de seu chocolate, como aumentar impostos de importação, por exemplo, durante sete anos; e a multinacional concorda em manter investimentos na fábrica da Garoto em Vila Velha por sete anos.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o consumo de chocolates no Brasil atingiu R$22 bilhões em 2022, com um aumento de 18% em relação ao ano anterior, impulsionado pela venda de 336 mil toneladas de chocolates (crescimento de 7%). Em 2022, enquanto as vendas de alimentos em geral caíram 2,5% em volume, a comercialização de chocolates aumentou 4,7%. Os segmentos que impulsionaram esse crescimento foram as barrinhas recheadas (“candy bar”) e os biscoitos wafer cobertos com chocolate, com altas de 22% e 12% em volume, respectivamente.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Não perca

Com tecnologia, C&A e Alpargatas modernizam experiência do cliente

Continue Reading

Você pode gostar

  • Natal no varejo; vendas de fim de ano; shoppings Natal no varejo; vendas de fim de ano; shoppings

    Consumidores priorizam qualidade nas compras de última hora antes do Natal nos EUA

  • cartões-presente cartões-presente

    Cartões-presente ganham espaço nas confraternizações de fim de ano

  • E-commerce brasileiro E-commerce brasileiro

    E-commerce brasileiro registra 33,9 bilhões de acessos em 12 meses

  • TikTok TikTok

    TikTok firma acordo de US$ 14 bi para manter operação nos Estados Unidos

  • câmeras corporais; atacarejo câmeras corporais; atacarejo

    Atacarejo busca novas missões de compra para sustentar o crescimento

  • Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação Logo e nome do Banco Central em mármore na parede; Boletim Focus; inflação

    Boletim Focus aponta nova redução nas projeções de inflação para 2025 e 2026

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Natal no varejo; vendas de fim de ano; shoppings
Operação3 horas atrás

Consumidores priorizam qualidade nas compras de última hora antes do Natal nos EUA

cartões-presente
Operação4 horas atrás

Cartões-presente ganham espaço nas confraternizações de fim de ano

E-commerce brasileiro
E-commerce5 horas atrás

E-commerce brasileiro registra 33,9 bilhões de acessos em 12 meses

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos3 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.