• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé
Advertisement

Operação

Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

Comportamento Inovação

1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

Operação

Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

Operação

Hard Rock Cafe terá primeira unidade na cidade de São Paulo

Operação

Shopee expande presença na região Norte com nova unidade logística em Rondônia

Operação

Burger King vai reformar 400 de seus restaurantes nos EUA

Operação

CEO do Walmart: 'Tarifas mais altas resultarão em preços mais altos'

Economia Operação

PEC da jornada de trabalho 4x3 preocupa setor varejista de shoppings, afirma ABLOS

Colunistas Operação

Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

Operação

Após duas décadas, acordo encerra compra da Garoto pela Nestlé

Para o presidente do Cade, participação das empresas no mercado de chocolates caiu nos últimos 5 anos, facilitando o desfecho

Publicado

2 anos atrás

on

7 de junho, 2023

Por

Redação

A 215ª Sessão Ordinária de Julgamento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), realizada nesta quarta-feira (7), marcou o encerramento de uma longa disputa judicial entre a autarquia e a Nestlé, envolvendo a aquisição da empresa Garoto, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo. A briga se arrastava desde 2004 e, segundo a procuradora-chefe do Cade, Juliana Domingues, foi uma jornada “tortuosa” para a autarquia. No entanto, as partes chegaram a um acordo equilibrado, reduzindo o ônus para todos os envolvidos, inclusive o poder judiciário.

O processo de aquisição da tradicional fabricante Garoto, sediada em Vila Velha (ES) e avaliada em R$1 bilhão, foi anunciado em fevereiro de 2002, mas recebeu veto do Cade em 2004, devido ao fato de as empresas controlarem quase 60% do mercado de chocolates no Brasil. A multinacional suíça recorreu à Justiça e obteve o direito de prosseguir com a operação em 2005. No entanto, essa decisão foi anulada em 2009, e o caso deveria ser reaberto pelo Cade.

A Nestlé continuou a contestar a reabertura do processo nos tribunais até que, em 2018, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou que o Cade deveria retomar o caso. Isso só ocorreu em 2021, e agora um acordo foi finalmente alcançado entre as partes. Atualmente, a Nestlé e a Garoto já não dominam o mercado de chocolates, que tem visto o surgimento de marcas regionais mais baratas, facilitando a negociação do acordo.

Segundo o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, nos últimos cinco anos, a participação da Nestlé e da Garoto no mercado de chocolates diminuiu, enquanto outros concorrentes ganharam terreno, como a brasileira Cacau Show, a Lacta (da americana Mondelez) e a italiana Ferrero Rocher.

No acordo judicial, o Cade adotou algumas medidas para mitigar possíveis problemas de concentração de mercado: a Nestlé está proibida de adquirir concorrentes que representem 5% ou mais do mercado relevante de chocolates por cinco anos; se a aquisição envolver concorrentes com menos de 5% de participação, a operação deve ser comunicada ao Cade, que terá 15 dias úteis para avaliá-la por sete anos; a Nestlé se compromete a não criar barreiras à importação de seu chocolate, como aumentar impostos de importação, por exemplo, durante sete anos; e a multinacional concorda em manter investimentos na fábrica da Garoto em Vila Velha por sete anos.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o consumo de chocolates no Brasil atingiu R$22 bilhões em 2022, com um aumento de 18% em relação ao ano anterior, impulsionado pela venda de 336 mil toneladas de chocolates (crescimento de 7%). Em 2022, enquanto as vendas de alimentos em geral caíram 2,5% em volume, a comercialização de chocolates aumentou 4,7%. Os segmentos que impulsionaram esse crescimento foram as barrinhas recheadas (“candy bar”) e os biscoitos wafer cobertos com chocolate, com altas de 22% e 12% em volume, respectivamente.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Lojasmel cresce com aposta em marca própria de produtos da China

Não perca

Com tecnologia, C&A e Alpargatas modernizam experiência do cliente

Continue Reading

Você pode gostar

  • underconsumption core; vestuário underconsumption core; vestuário

    Moda circular é tendência no segmento têxtil

  • Roblox Roblox

    Plataforma de jogos Roblox investe de vez no “comércio do mundo real”

  • FBV FBV

    A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

  • Bath & Body Works Bath & Body Works

    Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

  • tipos de consumidores; ia tipos de consumidores; ia

    1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

  • Trela Trela

    Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
underconsumption core; vestuário
Franchising3 horas atrás

Moda circular é tendência no segmento têxtil

Roblox
Inovação9 horas atrás

Plataforma de jogos Roblox investe de vez no “comércio do mundo real”

FBV
Colunistas10 horas atrás

A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos7 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação