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Aumentam os espaços de lazer para adultos no setor de lazer e hospitalidade

À medida que envelhecemos e as responsabilidades da vida adulta crescem, pode ser fácil esquecer os prazeres simples da risada, da conexão humana e da pura alegria de ser espontaneamente bobo e brincar com os amigos. Mas o tempo de brincadeira é tão importante para adultos quanto é para as crianças, e os varejistas e prestadores de serviços de hospitalidade estão encontrando novas formas de atender à nossa necessidade vitalícia de brincar.
Brincar ajuda as crianças de todas as idades a aprender sobre si mesmas e a desenvolver novas habilidades. Brincadeiras em grupo e de faz de conta ajudam as crianças a avaliar situações e a interagir com os outros, ao mesmo tempo em que estimulam a imaginação. Por meio da brincadeira, as crianças constroem relacionamentos importantes (com irmãos, pais, colegas e estranhos), aprendendo a cuidar umas das outras e a trabalhar em equipe – habilidades essenciais para a vida que serão levadas para os relacionamentos, para a educação e para o local de trabalho.
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Então, para onde vai essa abertura ingênua e brincadeira irrestrita? À medida que nos tornamos pré-adolescentes e adolescentes, nossa natureza alegre e curiosa é interrompida abruptamente, quando somos ditos pelos pais e professores que “precisamos crescer” e “parar de ser infantil”. As crianças que antes eram incentivadas a “ir brincar” / “tentar” / “pressionar e ver o que acontece” agora têm essa exploração aberta reprimida: “Agora você é mais velho e precisa se comportar assim”. A escola reforça isso, com sua ênfase em fazer as coisas de uma maneira (a maneira certa) para passar nos exames. Nos ensinam a conformar: “Você é adulto agora e precisa se comportar como tal”. A vida rapidamente se transforma de algo sem regras e expressivo para algo restrito e altamente estruturado, e tenho certeza de que não é coincidência que essa seja a fase em que a maioria das crianças entra em rebeldia.
Agora, um desejo renovado de trazer de volta a diversão irrestrita e pura para os adultos está ganhando força, e existem alguns fatores principais que estão moldando isso:
1. A epidemia de saúde mental
A Europa está atualmente enfrentando uma epidemia de ansiedade e problemas de saúde mental. Uma pesquisa Eurobarometer sobre saúde mental em 2023 mostrou que quase metade dos europeus (46%) experimentaram um problema emocional ou psicossocial, como sentir-se deprimido ou ansioso. Simultaneamente, à medida que as redes sociais e os estilos de vida digitais dominaram nos últimos dez anos, houve um aumento correlato da depressão entre os jovens adultos. Exacerbado pela separação e isolamento causados pela pandemia, a geração Z está passando cada vez menos tempo pessoalmente com os amigos e mais tempo sozinha, com apenas seus telefones ou jogos como companhia.
Embora as plataformas sociais se orgulhem de facilitar redes de amizade, elas não chegam nem perto das conexões humanas que as amizades presenciais oferecem. De fato, alguns especialistas acreditam que interações digitais superficiais e prolíficas podem realmente deixar as pessoas se sentindo piores.
Visto como uma das principais causas da ansiedade e pressão social, a Europa está vendo um aumento de clubes de desintoxicação digital. Esses são eventos que proíbem os telefones (você até os tranca ao entrar) e incentivam passatempos mais tradicionais em grupo, como jogos de tabuleiro, Twister ou Jenga, ou atividades individuais como leitura, tricô ou crochê.
A brincadeira para adultos tem mostrado muitos benefícios para a saúde física e mental em estudos, incluindo o aumento da esperança e bem-estar, o aprimoramento da criatividade e do senso de humor, além de promover a união das pessoas para oferecer amor e apoio, e ajudar a lidar melhor com o estresse.
2. Saudade nostálgica
Dado o contexto acima, não é surpresa que o socializar competitivo seja uma das maiores áreas de crescimento no setor de hospitalidade. Parece lógico combinar a diversão dos jogos que muitos de nós adorávamos jogar quando crianças com o socializar como adultos. A geração Z está na vanguarda dessa tendência, com impressionantes 93% participando de atividades sociais competitivas no último mês, e 60% dos Baby Boomers (de 59 a 77 anos) também participando.
Enquanto os jogos tradicionais continuam populares, com 51% dos consumidores expressando interesse em jogar boliche no próximo ano e 41% em golfe maluco, há uma crescente empolgação por conceitos novos dentro da hospitalidade. Arremesso de machado atrai 19%, simuladores de carros de corrida têm 22% de interesse, e o críquete social chama a atenção de 10%.
3. A geração digital primeiro
A geração Z é a primeira geração que não consegue se lembrar de um tempo sem a internet (nossa, me sinto velha!) e está ficando cansada dos seus mundos digitais. Eles estão ansiando por se conectar de forma autêntica e real, pessoalmente. O socializar competitivo funciona porque oferece um motivo além do consumo de bebidas para se reunir. É divertido e competitivo, mas atende às diversas necessidades de um grupo de amigos ou uma grande turma.
4. O artesanato e a criação
Na Europa, cada vez mais pessoas estão se reunindo para socializar, criar e fazer algo com amigos. Clubes de tricô e artesanato estão em alta no setor de hospitalidade, com o mercado de artes e artesanato global alcançando $50,9 bilhões em 2024, segundo a Statista. Isso é impulsionado por uma nova apreciação pela diversão de pintar e criar quando crianças, mas também aproveita o desejo dos adultos de reciclar, desperdiçar menos e ser mais sustentáveis.
5. Brincadeiras imersivas
Desde o sucesso de Punchdrunk, que revolucionou as experiências imersivas, as experiências imersivas e teatrais têm crescido no setor de hospitalidade, de cinemas secretos a apresentações interativas, proporcionando experiências coletivas e sensoriais que conectam as pessoas e criam memórias inesquecíveis.
Essas experiências essencialmente oferecem uma permissão para brincar com os outros, se vestir e fazer o papel de adulto. Elas conectam pessoas com ideias semelhantes por meio de atividades lúdicas, promovendo laços emocionais e físicos mais fortes, bem-estar individual e coletivo.
Imagens e informações: GDRUK