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Avanços tecnológicos do varejo: carrinhos inteligentes, hologramas e computação espacial

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Scott Thompson, Editor do Retail Technology Innovation Hub, apresentou os principais lançamentos e implantações de avanços tecnológicos no varejo das últimas semanas, incluindo SYKY, Aldi Süd, Sam’s Club, Best Buy, Asos, Weis Markets, Parklife Festival, Co-op, Ikea e Tesco., e a Central do Varejo traduziu aqui para você se inspirar:

Aldi Süd

A Aldi Süd está testando um carrinho de compras inteligente da Caper, adquirido pela Instacart em 2021, em sua unidade austríaca HOFER Österreich.

Desde 1º de julho, em Sattledt, os produtos são escaneados via carrinho de compras. Os usuários podem selecionar um produto na tela, que será então pesado no carrinho e o preço calculado. Eles pagam em uma tela na saída. Produtos podem ser removidos sem problemas.

Estão disponíveis 15 carrinhos Caper, com o teste previsto para durar até 31 de dezembro.

Sam’s Club

O Sam’s Club, do Walmart, relata que sua Plataforma de Acesso para Membros (MAP) está lançando anúncios em display na experiência Scan & Go do aplicativo móvel da varejista para ajudar os membros a encontrar mais produtos enquanto fazem compras na loja.

Isso desbloqueia uma nova maneira de medir o comportamento de compra dos membros e o desempenho dos anúncios na loja com a atribuição de ciclo fechado da MAP.

Essa capacidade ajudará os anunciantes a alcançarem mais membros do Sam’s Club e a oferecer uma experiência mais envolvente, como parte da abordagem mais ampla do Sam’s Club para engajamento digital. O Sam’s Club MAP é apresentado como a primeira e única plataforma de retail media a integrar anúncios em uma experiência de self-checkout móvel.

O Scan & Go permite que os membros que fazem compras na loja usem seus dispositivos móveis para escanear itens enquanto fazem compras, concluam o pagamento e pulem completamente a fila do caixa.

Os membros que optarem verão anúncios em display na página do carrinho que se atualizam dinamicamente após cada novo produto escaneado, melhorando sua experiência de compra e ajudando-os a descobrir produtos enquanto fazem o checkout com o Scan & Go.

Toyota e Coca-Cola

A Toyota começou a testar um novo caminhão movido a hidrogênio com a Coca-Cola como parte das operações de fornecimento da empresa de bebidas.

O sistema de célula de combustível do caminhão usa módulos que combinam moléculas de hidrogênio e oxigênio para produzir água, gerando simultaneamente eletricidade. Como resultado, a única emissão do escapamento é água. O sistema oferece o benefício adicional de reabastecimento rápido.

A Air Liquide está fornecendo o projeto com hidrogênio proveniente de fontes renováveis. A Toyota visa apoiar a descarbonização do transporte rodoviário pesado com seus projetos de caminhões a hidrogênio.

O transporte pesado representa um quarto do transporte de mercadorias na Europa, com base em toneladas-quilômetro transportadas. Os padrões de uso dos caminhões comerciais e sua demanda por grandes volumes de hidrogênio os tornam contribuintes importantes para o desenvolvimento de infraestruturas de hidrogênio sustentáveis.

Eric Desbonnets, Vice-presidente de Operações de Paris 2024 da Coca-Cola, diz: “Estamos satisfeitos em fazer parceria com a Toyota e a Air Liquide para testar soluções de hidrogênio para nossas operações logísticas de longa distância. Queremos aprender com essa experiência enquanto continuamos a trabalhar para reduzir nossa pegada de carbono.”

Best Buy

Como parte de uma renovação de marca, a Best Buy revelou um novo porta-voz holográfico chamado Gram. A Best Buy diz que Gram “se tornará rapidamente um personagem familiar em nossos anúncios” e faz parte de seu novo esforço de marketing de volta às aulas na TV, online e plataformas de mídia social.

Parklife Festival e Boxbar Tech

A Boxbar Tech e o Parklife Festival anunciaram os resultados de uma parceria recente: uma instalação da Boxbar na série de eventos The Warehouse Project no outono e inverno de 2023.

O Parklife Festival é um dos principais festivais de música do Reino Unido. Organizado e promovido pelo The Warehouse Project e Live Nation, o festival de Manchester começou no Platt Fields Park, antes de se mudar para o Heaton Park, no norte de Manchester, onde se tornou o maior festival metropolitano do Reino Unido.

A edição de 2024 contou com artistas como Doja Cat, Disclosure, Becky Hill e Kaytranada, que se apresentaram no fim de semana de 8 e 9 de junho.

O lançamento da Boxbar no evento fez do Parklife o primeiro festival de música do mundo a disponibilizar um menu completo de bebidas utilizando tecnologia de autoatendimento automatizado.

Weis Markets

A rede de supermercados americana Weis Markets está implantando a solução de IA CINDE da SymphonyAI.

A Weis Markets tem parceria com a SymphonyAI desde 2018. Quando o projeto estiver concluído, sua equipe de gerenciamento de categoria terá uma visão integrada e ampla da categoria com insights baseados em IA.

Usando a CINDE AI, os gerentes de categoria podem discernir comportamentos dos clientes e interpretar os fatores de desempenho em toda a empresa, até lojas específicas, além de fornecer insights sobre oportunidades para aumentar a fidelidade do cliente.

Além disso, as análises granulares e orientadas por dados da CINDE AI permitirão uma colaboração mais estratégica com os fornecedores de bens de consumo embalados (CPG) da Weis para tomar decisões informadas, baseadas em IA, e otimizar o desempenho da categoria.

Nibble e Asos

A Nibble relata que alcançou um milhão de negociações automatizadas por meio de sua plataforma. Em uma postagem no LinkedIn, Jamie Ettedgui, cofundador da Nibble, disse: “Este marco é um dos, senão o maior, conjuntos de dados de negociações humano-computador existentes, e estou incrivelmente orgulhoso do que conquistamos.”

“O Nibble está muito longe do PDF original de onde começou. Aqui estão muitos mais marcos pela frente!”

Ele acrescentou: “Um enorme agradecimento aos nossos incríveis clientes por acreditarem em nossa tecnologia e confiarem nela para negociar com seus clientes. Seu apoio tornou essa conquista possível.”

Enquanto isso, a gigante do fast fashion, Asos, trouxe de volta seu site de Sample Sale, com marcas como Pull & Bear, Topshop e French Connection.

Isso se mostrou um grande sucesso com os compradores em outubro do ano passado e abril deste ano. Tudo está precificado a £5 e, pela primeira vez, foi possível negociar preços usando o Nibble.

Vayu Robotics

A Vayu Robotics anunciou o lançamento do que é apresentado como o primeiro robô de entrega do mundo que combina modelos de IA com sensores passivos de baixo custo e sem lidar.

Isso opera de forma autônoma sem pré-mapeamento das estradas nas quais pretende dirigir e é capaz de navegar dentro das lojas, nas ruas da cidade e descarregar pacotes nas calçadas ou varandas, transportando até 45 kg a menos de 32 km/h.

A Vayu foi cofundada por três veteranos da indústria de robótica e mobilidade, Anand Gopalan, ex-CEO que levou o fornecedor de lidar Velodyne ao público em 2020, Mahesh Krishnamurthi, anteriormente da Apple SPG e Lyft, e Nitish Srivastava, também da Apple SPG e do laboratório de IA de Geoffrey Hinton na Universidade de Toronto.

Hinton também é um consultor da empresa.

Lincolnshire Co-op

A Lincolnshire Co-op assinou um acordo de sete anos com a Xiatech. A Lincolnshire Co-op, uma das maiores cooperativas do Reino Unido, com 300.000 membros e mais de 220 pontos de venda em Lincolnshire e condados vizinhos, usará o Xfuze, a plataforma de integração, dados e análises componíveis certificada MACH da Xiatech, para modernizar seu sistema e criar uma visão única de todos os dados operacionais e fornecer análises com IA.

“Lincolnshire Co-op está em uma emocionante jornada de transformação como parte do nosso investimento na estratégia Purpose Beyond Profit 2023, que terá um impacto duradouro nas vidas de nossos membros”, diz Andy Warman, Chefe de Estratégia e Transformação da Lincolnshire Co-op.

“Estamos entusiasmados por ter escolhido a Xiatech como nosso parceiro estratégico de integração, gerenciamento de dados e análises. Em pouco tempo, a equipe de especialistas da Xiatech entregou uma prova de valor excepcional e estamos ansiosos para trabalhar juntos para fornecer um melhor serviço para nossos membros e colegas e ajudar a prosperar as comunidades locais.”

Ikea e Tesco

A Ikea abriu seu 100º ponto de coleta móvel, após um lançamento em todo o Reino Unido. O serviço é gratuito para pedidos acima de £100 e custa £5 para pedidos abaixo desse valor.

A expansão ocorre enquanto a varejista relata que quase 40% de suas vendas totais são feitas através de compras online.

Os clientes podem utilizar o serviço nas lojas Tesco ao fazerem seus pedidos no Ikea.com, através do aplicativo da varejista ou com a assistência de um funcionário da Ikea, seja remotamente ou na loja.

Os pedidos estão disponíveis a partir do dia seguinte e podem ser coletados na loja Tesco participante local do cliente dentro de uma das duas janelas diárias de coleta. O esquema foi inicialmente testado em 2022 antes de um lançamento nacional que começou no final do ano passado.

A Ikea agora planeja abrir mais 100 pontos de coleta, com metade deles prevista para abrir este ano.

Gopuff

A Gopuff lançou uma plataforma de anúncios interna.

A gigante do comércio rápido diz que, com inteligência artificial e modelos de aprendizado de máquina considerando mais de 1.000 variáveis em tempo real e dez anos de dados históricos de clientes, a plataforma possui ferramentas inteligentes e preditivas para compra baseada em objetivos, recomendações personalizadas de segmentação de público, otimização de lances e mais.

Ela leva em conta o comportamento de compra de cada cliente, suas compras anteriores, a hora do dia, a popularidade local do produto e outros 1.000 pontos de dados para mostrar o anúncio e o produto mais relevante para aquele indivíduo.

“Acreditamos que todos ganham quando combinamos o anunciante certo com o cliente certo no momento certo – é o que faz com que os anúncios pareçam conteúdo”, diz Daniel Folkman, Vice-presidente Sênior de Negócios na Gopuff.

“Com a nova Plataforma de Anúncios Gopuff, as marcas podem facilmente alcançar os compradores com o conteúdo mais relevante para criar experiências autênticas e inspirar os clientes a se engajarem.”

“Estamos entusiasmados em oferecer aos anunciantes maior acesso à plataforma e aos dados da Gopuff com novas ferramentas inteligentes e ansiosos para continuar a impulsionar a inovação à medida que a indústria evolui.”

SYKY

A plataforma de moda de luxo SYKY, criação de Alice Delahunt, ex-Chefe de Digital e Conteúdo da Ralph Lauren e Diretora Global de Digital e Social na Burberry, anunciou o lançamento de uma experiência de moda no Apple Vision Pro.

Estreando com uma vitrine da marca japonesa Anrealage, o aplicativo SYKY oferece uma maneira para os entusiastas da moda entrarem e explorarem os mundos de designers e casas de moda lendárias.

Apresentado como uma ponte entre a moda digital e física, ele cria um ambiente espacial que imerge os visitantes em um mundo interativo.

Segundo a SYKY, profundidade hiper-real, texturas e componentes de narrativa criam níveis de imersão que só foram possíveis através de experiências físicas de moda, como desfiles, até agora.

“Acreditamos que a indústria da moda está entrando em um período de mudança notável à medida que as realidades se fundem e as experiências de moda digital se misturam com o mundo físico”, diz Delahunt.

“Estamos entusiasmados em continuar liderando essa nova fronteira com o lançamento de nosso aplicativo Apple Vision Pro, onde transportaremos os consumidores para a primeira fila da indústria da moda, oferecendo-lhes acesso a um design impecável e inspiração com a experiência definitiva de moda de luxo.”

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo

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