Connect with us

Comportamento

Brasil é o 2º país mais perigoso para fraudes digitais

Pouca efetividade em fiscalização e baixo investimento em tecnologia consolidaram o país como um dos lugares com mais fraudes digitais

Published

on

Pequenos cubos escrito FRAUD

Segundo o Visa Merchant Fraud Report 2023, o Brasil é um dos países com maior índice de risco para os usuários com relação a fraudes digitais, ficando em segundo lugar no ranking mundial, apenas atrás da China. O país se tornou protagonista no assunto de crimes cibernéticos e na exportação de golpes que, diariamente, levam essa “expertise” para todo o mundo.

De acordo com Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, empresa de soluções de prevenção de fraudes digitais, isso ocorre pela falta de fiscalização eficiente e, principalmente, baixo investimento em tecnologia avançada para a prevenção. “É necessário que as empresas invistam no seu UX e na educação – por meio de conhecimento – desses consumidores, tornando um espaço mais seguro para seus clientes e tornando mais confiável”, opina.

Para ajudar empresas e consumidores a entender o cenário de crimes digitais no país, o especialista cita 3 golpes e dicas para prevenção das fraudes que mais ocorrem no Brasil:

Golpe do 0800 – por meio de um falso SMS, o criminoso indica que houve alguma fraude do cartão e pede para entrar em contato, a vítima passa informações confidenciais e cai no golpe. Para prevenção a esse golpe, é indicado que sempre cheque com os números oficiais do banco se de fato houve alguma fraude com seu cartão.
Golpe da mão fantasma – instalação de um programa malicioso no celular da vítima, isso ocorre por meio de uma plataforma espiã que assume o controle do celular e acessa informações privadas. Para se proteger, Bertacchini indica não instalar aplicativos que não sejam de confiança e que apresentem atividade suspeita.
Golpe da renda extra – promessa de dinheiro extra para as vítimas curtirem fotos em redes sociais ou avaliar produtos em sites, o importante para se proteger desse golpe é desconfiar de promessas infundadas em um “dinheiro fácil”, que em sua maioria, é falsa.

Imagem: Envato