Comportamento

Comércio registra maior alta do ano em outubro

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Carros parados em estacionamento; comércio alta

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou a alta mais expressiva do ano em outubro. Feita a comparação com o mês anterior, as vendas do varejo físico brasileiro cresceram 1,8%. Essa progressão foi puxada pelo setor de “Veículos, Motos e Peças”, que apresentou crescimento de 9,6% no período.

Em sequência estava o segmento de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas”, com crescimento de 0,7%. As duas áreas do varejo que registraram queda foram “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (-0,8%) e “Combustíveis e Lubrificantes” (-0,3%).

“Em setembro também registramos um crescimento acima de 1%, mas os números do comércio físico devem variar bastante até o final do ano. O setor continua enfrentando desafios, pois o poder de compra dos consumidores é impactado pela inflação e pelos juros que estão subindo e pesam no bolso da população”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Variação anual teve aumento de 4,5%

No comparativo entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2023, a alta das vendas do comércio físico foi de 4,5%. Nesse cenário, também foi o setor de “Veículos, Motos e Peças” que teve a maior expansão, de 15,5%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,1%), “Material de Construção” (3,6%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,8%) e “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,4%).

O único segmento que registrou queda foi o de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, com uma redução de -1,2%.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Carros parados em estacionamento; comércio alta

Imagem: Envato

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