Design
Como a tecnologia imersiva pode tornar as lojas mais personalizadas

Uma loja física pode, na verdade, se tornar ainda mais “humanizada” com a aplicação correta de soluções digitais, inteligência artificial e realidade virtual. À primeira vista, a ideia de personalizar a experiência tradicional de compra em lojas físicas com o uso de tecnologia imersiva pode parecer contraintuitiva.
Mas os varejistas estão usando tecnologias de última geração para transformar ambientes que antes eram estáticos em espaços engajadores, proporcionando aos consumidores conectados — já acostumados à personalização dinâmica no ambiente digital — a interatividade e o acesso imediato à informação que eles esperam.
Veja como The North Face, Matin Kim e Scheels estão utilizando tecnologias imersivas em suas lojas físicas:
A varejista de vestuário e equipamentos outdoor The North Face inaugurou uma loja conceito em Londres projetada para funcionar como um verdadeiro acampamento-base.
No centro da loja, a marca recriou uma ambientação de fogueira, com bancos feitos de bolsas de expedição e uma área comunitária instalada sob uma tenda 3D imersiva, onde projeções de montanhas alternam entre dia e noite e diferentes condições climáticas, refletindo a vida ao ar livre.
Para facilitar a navegação dos consumidores, a North Face dividiu a jornada de compra em zonas, utilizando painéis luminosos gigantes que exibem expedições de seus atletas e manequins ativos impressos em 3D — 100% reciclados e recicláveis —, inspirando o espírito de aventura.
O espaço também é altamente “phygital”, com telas grandes logo na entrada para contar a história da marca e destacar os benefícios dos produtos. Todos os detalhes remetem ao tema de montanhas e natureza, visíveis na parede de calçados e na parede de boas-vindas construída com grades de alumínio e pedras.
Além disso, a loja conta com um espaço dedicado à sustentabilidade, oferecendo serviços como customização, reparos e incentivo à devolução de produtos para prolongar sua vida útil.
Já a marca de moda coreana Matin Kim implementou tecnologia de hologramas de realidade virtual extremamente realistas em cinco de suas lojas Matin Kim e Hago Haus.
Os modelos holográficos, desenvolvidos pela empresa americana Proto Hologram, podem se movimentar em 360 graus para exibir roupas aos clientes, além de contar com câmeras, microfones, alto-falantes, telas sensíveis ao toque e recursos de inteligência artificial.
Esses avatares holográficos também podem ser programados para responder perguntas dos clientes sobre os produtos, em qualquer idioma, utilizando as ferramentas de IA da Proto.
No futuro, a Matin Kim pretende transmitir hologramas de convidados especiais ao vivo em suas lojas, permitindo interações em tempo real entre consumidores e personalidades.
A varejista de artigos esportivos Scheels, administrada por seus próprios funcionários, criou ambientes digitais imersivos em suas lojas por meio de paredes de LED.
Famosa por suas lojas gigantes repletas de atrações, a Scheels investiu US$ 11 milhões em um projeto de sinalização digital em parceria com a empresa Mood Media.
Iniciado em outubro de 2023, o projeto instalou cerca de 460 telas de LED em cinco zonas estratégicas de cada loja, incluindo as seções de calçados masculinos e femininos, esquinas de loja, colunas estruturais e acima das grandes escadarias.
Com essa infraestrutura, a Scheels consegue sincronizar todas as telas para campanhas integradas de parceiros como Nike, Adidas e Lego, ou segmentar o conteúdo promocional por zonas específicas.
O projeto consolidou os sistemas audiovisuais de 32 lojas individuais em uma única plataforma, o Harmony da Mood Media, permitindo uma gestão centralizada da experiência visual e sonora em todas as unidades.
A parceira da Central do Varejo, GDesign, ajuda varejistas a transformar seus espaços físicos em ambientes mais tecnológicos, engajadores e conectados às novas tendências do consumo. Se você deseja explorar experiências imersivas, integração phygital, holografia ou ambientação audiovisual no seu negócio, clique no botão abaixo e descubra como eles podem apoiar o crescimento da sua marca:
Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo