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Como contratar um bom vendedor?

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Quando um antigo e bom vendedor deixa a nossa empresa, a grande questão é: “Será que a pessoa que irei contratar é tão competente quanto essa que foi embora?”. E, por outro lado, quando precisamos demitir alguém que não está executando corretamente o seu trabalho, também refletimos: “Será que vou errar novamente na contratação?”.

Esses pensamentos são comuns na vida de quem precisa realizar processos de contratação. Afinal, estamos nos referindo a um profissional de vendas, que é a alma do negócio! Então, como contratar um bom vendedor?

A primeira coisa a fazer é formar uma boa equipe, tendo claro o perfil do vendedor que eu preciso contratar. Por exemplo: ele será para vendas internas ou para vendas externas? Que tipo de cliente vai atender? Quais habilidades e repertório ele tem que ter para desempenhar bem o que a empresa espera dele? Ele vai ser um vendedor mais hunter, um vendedor mais “caçador”, ou ele vai ser um vendedor mais passivo e receptivo, para trabalhar num primeiro contato com o cliente?

Um grande erro na contratação de vendedores é não ter esse perfil estabelecido e alinhado. O que mais vemos são contratações de vendedores porque são falantes, simpáticos, mas que estão totalmente desalinhados com o que a função exige. Porque,  dependendo da venda, o vendedor tem que ser mais organizado ou mais técnico, que são aptidões mais importantes do que habilidades de argumentação para aquela vaga.

O gestor que tenha definido quais são as competências que ele busca para determinada vaga em vendas, incluindo tanto as hard skills como as soft skills, tem em suas mãos o poder de formar uma equipe comercial matadora.

Portanto, pense nisso! E boas contratações – e vendas!

Imagem: Envato


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas com mais de 28 anos de atuação e 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais.

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