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E-commerce

Como dominar a gestão de inventário?

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Se você deseja manter-se firme como uma empresa de e-commerce, precisa fazer mais do que apenas gerar vendas consistentes. Quando as vendas começam a aumentar, ótimo – mas quanto mais popular seu site se torna, mais falhas em uma configuração de inventário deficiente começarão a aparecer.

Acompanhar e gerenciar seu estoque de forma eficaz é essencial para operar seu e-commerce sem sobrecarga ou erros que possam prejudicar sua reputação. Quando seu inventário é bem administrado, você pode otimizar suas operações, prevenindo faltas de estoque e, em última análise, aumentar sua lucratividade.

Veja agora as principais dicas para dominar a gestão de inventário.

Acompanhe seu inventário em tempo real

Compreender seu inventário vem de ter acesso constante a ele (mesmo que esse acesso seja remoto). Manter registros precisos e atualizados dos níveis de estoque ajudará você a saber exatamente o que está saindo diariamente. Você pode facilitar o acompanhamento organizando seus produtos em categorias gerenciáveis, permitindo uma supervisão melhor.

Se você tem acesso ao seu próprio produto (em vez de usar dropshipping, por exemplo), também é essencial otimizar seu espaço de armazém ou estoque para que você possa recuperar os produtos de maneira eficiente conforme necessário.

Preveja a demanda e evite falta de estoque

Outra dica importante para manter o controle da gestão de inventário é prever a demanda pelos seus produtos e evitar a temida falta de estoque.

Assumindo que você já tenha algum tipo de ferramenta de análise de dados de vendas, use-a para analisar seus dados de vendas anteriores e prever a demanda futura. Isso ajudará a garantir que você tenha estoque suficiente para enfrentar os altos e baixos ao longo do ano.

Também é necessário estar atualizado sobre as tendências de mercado e o comportamento de compra dos clientes – será difícil vender um estoque de produtos que os clientes não estão mais interessados.

É uma boa ideia também manter um estoque de segurança para se preparar para picos inesperados de demanda. Você quer ser capaz de atender seus clientes nesse cenário ideal, em vez de lidar com o incômodo e a perda de receita devido a reembolsos.

Otimize seus níveis de estoque

Por fim, existem algumas dicas e truques que você deve conhecer ao otimizar seus níveis de estoque.

Você pode usar a análise ABC para categorizar seus produtos com base em valor e volume de vendas, o que o ajudará a priorizar o gerenciamento do estoque.

Se você está vendendo em várias plataformas, pode usar uma ferramenta de gestão de inventário para sincronizar seu estoque entre suas lojas, evitando discrepâncias de estoque.

Falando em ferramentas, você pode usar softwares especializados para rastrear e analisar seu estoque. Hoje em dia, realmente não há necessidade de depender de planilhas, ou pior, de anotações feitas à mão.

Conclusão

Gerenciar seu estoque de maneira eficiente é essencial se você estiver planejando o crescimento do seu negócio de e-commerce.

Você quer estar preparado quando suas vendas começarem a multiplicar, mas também não quer prejudicar a si mesmo comprando muito mais estoque do que o necessário.

Implementar as estratégias descritas neste artigo deve ajudá-lo a alcançar níveis ideais de inventário, reduzir seus custos e garantir que seus clientes só tenham coisas positivas a dizer sobre seu negócio.

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo

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