Connect with us

Eventos

Fórum D2C debate futuro da relação indústria-consumidor

Com apoio e organização da Central do Varejo, evento trouxe debates e palestras sobre modelo de negócio e networking

Published

on

Cléber Piçarro, CEO da Nérus, no Fórum D2C

A segunda edição do Fórum D2C reuniu centenas de profissionais do varejo e indústria na Arena Magalu, localizada na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. No último dia 14, o evento, que teve apoio e organização da Central do Varejo, proporcionou painéis, debates, networking e troca de experiências sobre as tendências do modelo de venda direta ao consumidor.

O modelo D2C estabelece uma conexão direta entre as marcas e os consumidores, eliminando intermediários e proporcionando uma experiência mais personalizada. E à medida que a digitalização molda o panorama do comércio, as empresas estão cada vez mais adotando o modelo D2C por meio do e-commerce para impulsionar suas vendas, diminuir custos e fortalecer o relacionamento com os clientes, como pesquisas da Salesforce e EbitNielsen já mostram.

Cléber Piçarro, CEO da Nérus, no Fórum D2C

Cléber Piçarro, CEO da Nérus, uma das organizadoras do Fórum D2C, em entrevista à Central do Varejo, acredita que o modelo é complementar aos mais tradicionais B2C e B2B. “Não acho que seja algo exclusivo, são práticas que atendem aos diversos comportamentos do consumidor, que consome na loja física, em casa, no trânsito… são práticas complementares e que vieram para ficar”, comentou.

O CEO conduziu a abertura do evento, juntamente com Diego Ferreira, gerente de marketplace da Magalu, introduzindo os assuntos que seriam tratados nos painéis e palestras que se seguiram ao longo do dia.

Daniel Zanco, fundador da Central do Varejo

O fundador da Central do Varejo, Daniel Zanco, foi o responsável pela palestra “Desafio do D2C, Físico e Digital”. O executivo, ao lembrar que o evento teve como sede uma arena, citou Heráclito de Éfeso, filósofo grego responsável pela frase “Nada é permanente, exceto a mudança”, para lembrar que não só o mercado como a tecnologia e a sociedade estão em transformação constante, com o varejo e as indústrias tendo a responsabilidade de acompanhar de perto essas mudanças.

Painel "D2C é para quem?"

Posteriormente, Milena Carrion, gerente nacional de varejo da ArcelorMittal, conduziu uma palestra sobre sua experiência no segmento em marcas como Samsung, Grupo Boticário e Natura, explicando as razões para uma empresa multinacional siderúrgica seguir o rumo do D2C e trazendo ideias para que empreendedores se aventurem neste caminho. Milena também participou de um painel que debateu com mais profundidade o tema, junto com Cléber, Elton Deretti, COO da Santa Lolla e Marcos Aurélio, diretor da Bela Magazine.

A tarde foi marcada por discussões sobre modelos de vendas digitais, estratégias para alta performance em marketplaces e a importância do fulfillment integrado, culminando em um painel sobre como evitar conflitos com canais, que contou com Zanco, Israel Anjos, gestor de marketplace do Groupe SEB, Ivan Ferreira, COO do Grupo Japp e Carlos Padula, CEO do Grupo Brascol.

Diego Ferreira, do Magalu, no Fórum D2C

Representantes das empresas organizadoras do evento celebraram, para a Central do Varejo, a troca de experiências e debates no Fórum D2C. Diego Ferreira, gerente de marketplace do Magalu, expressou entusiasmo com a participação e relevância do Fórum D2C: “É super relevante para o momento. A oportunidade não é apenas para o varejo, mas também para a indústria buscar o contato direto com o cliente final”, disse. Diego Ferreira também destacou a importância de explorar novos canais de venda e a variedade de maneiras que as empresas podem utilizar, incluindo plataformas como o Magalu.

Gustavo Eid, gerente comercial do Grupo Petina, ressaltou a importância de aproximar a indústria do consumidor final, visando superar as dificuldades enfrentadas no varejo atualmente. “O evento vem com muito conteúdo e muita coisa bacana para agregar e trazer a indústria mais próxima do seu consumidor”, enfatizou Eid, destacando a relevância do evento para enriquecer o mercado e fortalecer as marcas.

Renato Vertemati, sales manager da Floui, elogiou o formato intimista do evento, enfatizando a oportunidade de interação e networking. “É um evento de muita produtividade. A possibilidade de participar das palestras, perguntar, interagir e fazer networking é extremamente vantajosa”, afirmou Vertemati.

Jasper Perru, head de parcerias da Anytools, enfatizou a importância de gerar insights e destacou o potencial do evento em impulsionar as operações das indústrias no mercado de marketplace. “Vender em marketplace tem um grande potencial, e reunir grandes indústrias para discutir estratégias e ajustes é muito valioso”, disse.

Israel Anjos, Carlos Padula e Ivan Ferreira em painel no Fórum D2C

Carlos Padula, CEO da Brascol, ressaltou a importância do evento em abordar a mudança na realidade do varejo, com a indústria buscando cada vez mais o contato direto com o consumidor. “O fórum está aqui para trazer informações e aprendermos juntos a gerenciar os conflitos de canais que surgem dessa mudança”, explicou Padula, destacando o papel do evento como uma fonte de conhecimento e aprendizado para o setor.

Veja também: Podcast Central do Varejo #14 – Brascol

Ivan Ferreira, COO no Grupo Japp, elogiou o conteúdo do evento e a expertise dos participantes, destacando o tema do omnichannel como fundamental para as empresas que buscam transitar da indústria para o varejo. “Muito conteúdo com muita expertise no mercado. É um prazer estar aqui e contribuir para o evento”, comentou.

Renan Marquezini, do Magalu

Imagem: Pedro Carvalho e Matheus Tiburcio