Franchising
Franchising Week traz debate sobre principais aprendizados do NRA Show
Nesta segunda-feira, 24, durante o Seminário Setorial de Food Service da Franchising Week, um painel reuniu grandes nomes do setor para discutir as principais tendências e inovações do maior evento de food service do mundo, o NRA Show. O evento contou com a participação de Felipe Crull do iFood; Joice Fernandes da JBS-Seara; Nathália Pimenta da BR Mania e Simone Galante, da Galunion, com mediação de Luciana Melo, do Café Cultura.
Crull destacou a atmosfera de aprendizado e inovação do NRA Show: “Você respira negócios sem a pressão de fechar negócios. Você escuta e precisa aprender a tropicalizar para trazer isso para o Brasil. Lá você não fica à deriva, tem mais gente pensando como você.”
Joice Fernandes enfatizou a importância das conexões globais proporcionadas pelo evento. “O NRA é sobre conexões 360. Não só da indústria com o cliente, mas de conexão do Brasil com o mercado de food mais maduro do mundo.”
Enquanto Nathália Pimenta, da BR Mania, reforçou a relevância das inovações apresentadas no evento. “É uma oportunidade de ver as novidades em primeira mão, voltar com as inovações e transferir esse conhecimento para toda a rede de franquias.”
Desafios e oportunidades no food service
O setor de food service registrou um faturamento superior a R$ 1 trilhão entre 2019 e 2024. Contudo, enfrenta desafios significativos: 27% dos participantes do setor apontam o recrutamento e retenção de talentos como principal desafio, enquanto 18% mencionam os custos operacionais.
Diante disso, Simone Galante, apresentou sete pontos cruciais para fortalecer a relação entre franqueados e franqueadores que fazem parte desse mercado:
- Autossuficiência e papéis definidos para trazer clareza nas responsabilidades e funções de cada parte;
- Responsabilidades claras, mesmo trabalhando em conjunto para atenuar a colaboração eficaz;
- Desenvolvimento e investimento consciente com foco no crescimento sustentável;
- Importância dos conselhos consultivos com diversidade para trazer diferentes perspectivas e possibilidades para a rede;
- Especialização das equipes no crescimento por meio do treinamento e capacitação contínua;
- Vantagens da multi-unidade e exploração de novos mercados, com foco na facilidade de expandir com um mesmo multifranqueado;
- Importância da tecnologia e a discussão sobre a implementação de tech fees além dos royalties e fundos de marketing.
Na sequência, a especialista da Galunion também compartilhou cinco insights principais do NRA Show 2024, destacando tendências e oportunidades emergentes, sobre os quais os demais panelistas puderam debater:
1 – Fácil e conveniente: Otimização dos processos para oferecer conveniência e fluidez para os clientes.
Sobre o tópico, Pimenta comentou que “a BR Mania está construindo uma jornada com mais opções para o cliente que quer rapidez e para mostrar que a loja de conveniência é mais que apenas cigarro e álcool”, atualmente 20% do mix de produtos da rede é voltado para o food service. Felipe Crull acrescentou: “O Ifood nasceu web e hoje é mobile first. Estamos usando IA para aprimorar essa jornada do cliente.”
2 – Nutrir para viver: Aumento da procura por alimentação saudável e personalizada. Tendências incluem comfort food, mocktails, produtos orgânicos e funcionais.
3 – Autêntico e transparente: Confiança e transparência são inegociáveis, com foco na redução de desperdício e uso de micro influenciadores para se conectar de fato com os consumidores.
4 – Sempre relevante: Agregar valor aos produtos e negócios, criando hábitos de consumo duradouros.
Sobre o tema, Joice Fernandes afirmou: “A indústria do foodservice constrói o hábito de consumo para o varejo.” e ressaltou que o “Sabor é rei. Não adianta inovar sem trazer o sabor, que é o mais importante para o consumidor.”
5 – Tech + Touch: Integração de tecnologia e hospitalidade para melhorar a experiência do cliente. A adoção de IA e outras tecnologias é essencial para manter a competitividade e aproveitar oportunidades, mas jamais irá substituir o fator humano.
O Pós-NRA Show da Franchising Week proporcionou um panorama abrangente das tendências e desafios do setor, destacando a importância da inovação, tecnologia e conexões globais. Os insights compartilhados pelos panelistas reforçam a necessidade de adaptação e evolução contínua para atender às expectativas dos consumidores e fortalecer a posição do food service no Brasil.