Colunistas

Invista no varejo

Published

on

invista no varejo

O varejo existe desde que o mundo é mundo, mas empreendedores brasileiros ainda têm dúvidas sobre investir ou não no setor. O meu conselho é: invista no varejo. Os pequenos negócios, por exemplo, estão brilhando em 2024 por aqui. Um estudo realizado pelo Sebrae, com dados obtidos pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostrou que eles foram responsáveis pela criação de 61% novos empregos até o momento, somente em 2024. O comércio, sozinho, foi responsável por 21,9 mil dessas contratações.

Já segundo o IBGE, o crescimento do setor não somente superou as expectativas nos meses iniciais do ano, como também manteve a estabilidade e ficou acima das projeções. Ou seja: temos um mercado forte, aquecido, com opções variadas de trabalho e bastante resiliente. Apesar da concorrência com e-commerces internacionais e das notícias que vemos sobre fechamento ou pedido de recuperação judicial de gigantes varejistas, analistas – e os números – apontam que bons negócios estão por aí. Basta pesquisar.

Sabe o que vai te diferenciar no meio desse universo de concorrência e oportunidades? O seu trato com o cliente. Parece óbvio, mas muitos estabelecimentos não se dão conta de que o grande ativo que têm é a sua clientela. Um cliente a menos pode significar uma conta a menos a ser paga no fim do mês pela sua empresa. Invista em treinamentos e reciclagem da sua equipe de vendas, ofereça qualidade, em todos os sentidos, ao seu cliente. Faça com que a jornada dele seja incrível, independentemente do tamanho do seu negócio. E que esse cliente sempre lembre de você como primeira alternativa quando for às compras.

Imagem: Envato


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas com mais de 28 anos de atuação e 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *