Inovação

OpenAI lança SearchGPT, nova ferramenta de busca

Novo lançamento da dona do ChatGPT busca bater de frente com o Google

Published

on

OpenAI, criadora do ChatGPT e do SearchGPT

A OpenAI anunciou, nesta terça-feira (23), o lançamento do SearchGPT, um site de buscas que busca competir diretamente com o Google. O novo serviço permitirá que usuários realizem pesquisas de textos, sites e imagens utilizando Inteligência Artificial (IA).

O SearchGPT funcionará de maneira independente do ChatGPT e apresentará uma interface semelhante a outros motores de busca, com uma barra de pesquisa para entrada de dúvidas. Um diferencial da plataforma é o campo de contexto, que acumula o conhecimento de buscas anteriores, semelhante a um diálogo contínuo entre duas pessoas. Este recurso é viabilizado pela janela de contexto da IA, embora a OpenAI não tenha especificado o tamanho dessa janela, que no GPT-4 é de aproximadamente 128 mil tokens.

Ao realizar uma busca, o SearchGPT fornecerá respostas em formato de resumos, imagens e cards, com todas as informações citadas de suas fontes originais. A empresa destacou que seu objetivo é tornar a obtenção de respostas na web mais rápida e fácil, aprimorando os recursos de conversação dos modelos de IA com informações em tempo real da web.

Diferente do Google, que apresenta resultados em uma lista de links, o SearchGPT agrupa as respostas de maneira mais organizada. Este formato é semelhante ao AI Overviews, ferramenta em testes no Brasil que o Google utiliza para trazer IA generativa ao topo das buscas.

A chegada do SearchGPT representa mais uma ameaça ao domínio do Google, que já enfrenta concorrência de outros buscadores baseados em IA, como a Perplexity AI, apoiada por investidores como Jeff Bezos. No X (antigo Twitter), Sam Altman, fundador da OpenAI, afirmou que é possível melhorar significativamente as buscas em comparação com as atuais.

Um ponto destacado pela OpenAI é a capacidade do SearchGPT de buscar conteúdos em tempo real. Um exemplo citado foi a pesquisa sobre as Olimpíadas de Paris de 2024. A empresa indicou que esta capacidade de acessar informações atualizadas superou desafios anteriores enfrentados pelos chatbots que utilizavam dados de períodos limitados devido ao treinamento da IA.

Atualmente, o SearchGPT está em fase de testes, disponível apenas para cerca de 10 mil usuários convidados. Interessados podem se inscrever na lista de espera no próprio site do SearchGPT para participar dos testes. A OpenAI não divulgou uma data para o lançamento global do serviço.

De acordo com o site The Verge, o desenvolvimento do SearchGPT contou com parcerias de veículos como The Wall Street Journal, The Associated Press e Vox Media. Essas colaborações visam garantir a procedência das informações fornecidas pela ferramenta. Nos últimos meses, a OpenAI firmou parcerias com diversos veículos de comunicação, incluindo Financial Times, Wall Street Journal, Vox Media, The Atlantic, Le Monde e El País, em resposta aos receios de apropriação de conteúdos por IA generativa sem compensação financeira.

OpenAI, criadora do ChatGPT e do SearchGPT

Imagem: Reprodução/Flickr

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *