Marketing
OXXO amplia projeto de Lojas Emblemáticas e fortalece estratégia de varejo no Brasil

A rede de mercados de proximidade OXXO expandiu seu projeto de Lojas Emblemáticas, que busca oferecer uma experiência de compra diferenciada por meio de parcerias com a indústria. Em pouco mais de um ano, a iniciativa já conta com mais de 20 unidades que adotam ambientações temáticas e interativas.
O projeto integra a estratégia de retail media da OXXO, utilizando o espaço físico das lojas como uma plataforma para conectar marcas e consumidores. A ambientação interna e a personalização das fachadas ocorrem por tempo determinado, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial diferenciada e fortalecer o vínculo com os clientes.
Além do aspecto visual, a iniciativa fomenta a experimentação de novos produtos e ativações dentro das lojas. Segundo Camila Assis, Head de Marketing e Comunicação Externa do OXXO, a colaboração com a indústria tem papel fundamental na proposta. “As parcerias estratégicas nos permitem inovar continuamente, criando experiências imersivas e personalizadas no ponto de venda. A jornada do consumidor dentro da loja é um elemento-chave dessa estratégia, uma vez que buscamos ir além da simples exposição de produtos, proporcionando momentos únicos e memoráveis”, afirma.
As Lojas Emblemáticas apresentam um impacto direto nos resultados da rede e de seus parceiros, com aumento no fluxo de clientes, crescimento médio de dois dígitos nas vendas dos itens promovidos e elevação do ticket médio dos produtos envolvidos. O projeto foi lançado no Natal de 2023 com duas lojas e, desde então, esteve presente em campanhas para Carnaval, Páscoa, Festa Junina e outros eventos sazonais. As ativações também foram utilizadas para lançamentos de produtos.
“Completamos 5 anos no Brasil em 2025 e, ao fortalecer parcerias com a indústria, transformamos as lojas emblemáticas em uma iniciativa contínua, proporcionando experiências de compra modernas e dinâmicas que diferenciam o OXXO no varejo e atendem às necessidades cotidianas dos nossos clientes”, declara Camila.
A aceitação do projeto pelos consumidores reflete nos índices de engajamento e alcance nas redes sociais. O impacto se estende para além das lojas físicas, com a ampliação da visibilidade das marcas parceiras por meio de conteúdos desenvolvidos em conjunto.
A prática já é consolidada no México, onde a rede OXXO iniciou suas operações. No país, as chamadas “tiendas insignias” são comuns, com mais de 160 projetos realizados em parceria com diversas marcas.
Imagem: Divulgação