Comportamento

Pesquisa da Edelman revela dados sobre o pessimismo dos consumidores

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mulher curvada e triste, problemas de saúde mental

A consultoria global Edelman divulgou sua pesquisa anual Trust Barometer, que analisa a percepção dos consumidores de 28 países em relação a empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e a mídia. Em 2025, sentimentos de desigualdade e desconfiança estão em alta. Confira como as marcas podem lidar com esse cenário negativo.

Principais dados

Medo e ressentimento: Apenas 36% dos consumidores acreditam que a juventude de hoje terá uma vida melhor no futuro. Isso reflete a falta de confiança generalizada nas empresas, governos e na elite financeira para “fazer o que é certo” e enfrentar problemas sociais.

O medo da desinformação atingiu níveis recordes:

  • 69% desconfiam de líderes governamentais (+11 pontos percentuais desde 2021);
  • 68% desconfiam de líderes empresariais (+12 pp);
  • 70% desconfiam da mídia (+11 pp).

Seis em cada dez entrevistados acreditam que empresas e governos servem apenas a uma minoria privilegiada, concordando com afirmações como:

  • “As ações de empresas e governos me prejudicam”;
  • “Os ricos estão ficando ainda mais ricos”.

Além disso:

  • 67% acreditam que os mais ricos não pagam impostos de forma justa;
  • 65% culpam a ganância da elite por muitos dos problemas mundiais.

Atitudes em relação à mudança

Com a confiança em declínio e o ressentimento em alta, quatro em cada dez pessoas no mundo veem o ativismo hostil – incluindo desinformação, ameaças, violência e vandalismo – como uma forma legítima de gerar mudanças, de acordo com a pesquisa da Edelman.

O apoio é ainda mais forte entre os jovens: 53% das pessoas entre 18 e 34 anos aprovam tais métodos.

O papel das marcas

Mesmo com a desconfiança generalizada, as empresas são vistas como as organizações mais competentes e éticas para abordar problemas sociais.

  • 51,3% dos consumidores acreditam que as empresas não fazem o suficiente para lidar com a questão da acessibilidade e custo de vida;
  • 53% dizem que as companhias deveriam se empenhar mais no combate às mudanças climáticas.

Apesar disso, a pesquisa indica que as marcas têm um papel fundamental para restaurar a confiança dos consumidores:

  • 77,6% dos entrevistados acreditam que CEOs devem se manifestar sobre questões sociais se puderem causar um impacto positivo;
  • 71% afirmam que líderes empresariais devem resolver problemas que suas próprias empresas ajudaram a criar;
  • 84,6% querem que as empresas invistam na capacitação de seus funcionários para garantir um futuro melhor;
  • 76% esperam que as empresas invistam em suas comunidades locais, oferecendo empregos bem remunerados.

Apesar do pessimismo, os consumidores ainda acreditam que as empresas têm a oportunidade de liderar mudanças e recuperar a confiança perdida.

Imagem: Envato
Informações: Nienke Creemers para Stylus
Tradução livre: Central do Varejo

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