Inovação
Principais tendências de tecnologia para ficar de olho em 2024
Entretenimento dentro dos carros, design co-criativo e assistência de IA são as principais tendências apontadas pelo WGSN
De acordo com um relatório da WGSN, a tecnologia deve continuar fazendo parte da vida das pessoas e dos varejistas em 2024 de maneira cada vez mais intensa. O entretenimento automático, a cocriação de IA e o uso de assistentes de IA terão repercussão entre os consumidores neste ano, entre as principais tendências apontadas por especialistas. Acompanhe cada uma dessas tendências:
Auto-entretenimento
Num futuro em que o tempo de transporte se tornará tempo livre, os consumidores utilizarão os seus carros para trabalhar, descansar e se divertir.
Mesas retráteis, configurações móveis no carro com assentos tipo lounge e materiais elevados vão proliferar, juntamente com a exploração dos sentidos para relaxar, restaurar e aprimorar a experiência imersiva em jogos e entretenimento, como visto no Holoride da Audi alemã e no Afeela conceito da Sony Honda Mobility.
A tecnologia integrada e os assistentes inteligentes trarão as capacidades da sala de estar para os carros, tornando-os terceiros espaços móveis, como visto no futuro imaginado pela Renault-Citroën com seus skates de viagem intercambiáveis.
Cocriação de IA
Os designers irão cada vez mais co-criar em conjunto com a IA generativa, melhorando a experimentação e a produtividade.
A rápida evolução da IA generativa (GenAI) dentro do mundo da tecnologia teve impacto na forma como os produtos digitais são concebidos e construídos, ao mesmo tempo que permite que as pessoas se tornem criadores de conteúdos, reduzindo as barreiras à entrada. Um estudo recente do MIT mostrou que a introdução de ferramentas GenAI no fluxo de trabalho dos designers melhora a produtividade.
Com a IA sem código/low-code, os designers podem passar mais tempo concentrando-se no aspecto criativo de seu trabalho e menos nos aspectos técnicos da codificação, pois a IA melhora o controle do processo. As organizações precisarão rever processos e protocolos para acolher um novo tipo de trabalhador, alguém que se sinta confortável em manusear essas ferramentas e tenha uma atitude de experimentação.
Assistentes de IA
As ferramentas de IA estão apoiando os consumidores nas tarefas que eles não desejam realizar.
A nova ferramenta Dream House da empresa norte-americana realtor.com ajuda os usuários a imaginar e localizar a casa dos seus sonhos por meio de um mecanismo de busca. Os usuários descrevem sua casa ideal e o site gera uma imagem e exibe listagens disponíveis que correspondem visualmente a ela.
O varejista eletrônico de viagens holandês booking.com lançou uma ferramenta de planejamento de viagens ChatGPT em seu aplicativo para ajudar os usuários a planejar férias. A IA também está sendo empregada para compras pessoais e coaching de vida, e o suporte para tarefas domésticas está surgindo agora no local de trabalho. Os sites de mídia dos EUA Buzzfeed e Cnet aproveitaram a IA para a criação de conteúdo, enquanto a Coca-Cola lançou um projeto para usar a IA de forma holística em seus negócios.
Por: WGSN
Imagem: Envato