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Relatório da Everseen mostra opinião de varejistas e consumidores sobre o futuro da IA no varejo

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inteligências artificiais; IA

A Everseen, especialista em inteligência artificial (IA) voltada para visão computacional, lançou um relatório revelando os planos dos varejistas para rápidas implementações de IA, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade crítica de transparência e confiança dos consumidores.

Com base em uma pesquisa com 200 executivos de prevenção de perdas no varejo e mais de 1.000 consumidores nos EUA, o estudo aponta que:

  • 63% dos varejistas consideram a IA essencial para manter uma vantagem competitiva e esperam um retorno médio de 51% sobre o investimento nas implementações de IA nos primeiros três anos.
  • 55% dos consumidores estão confortáveis com a IA e tecnologias avançadas no varejo, e 65% acreditam que a IA torna as compras mais convenientes.
  • 85% dos consumidores acreditam que o roubo contribui para o aumento dos preços, e 60% dos varejistas já adotaram IA para lidar com esse problema.
  • 72% dos consumidores desejam mais transparência sobre o uso da IA em supermercados e lojas. Muitos varejistas já utilizam diferentes métodos de divulgação, incluindo sinalização nas entradas (44%), que 64% dos consumidores consideram útil. Além disso, 50% dos consumidores afirmam que pop-ups nos caixas de autoatendimento também são eficazes.

“A IA já está transformando o varejo, impulsionando a eficiência, reduzindo perdas e aprimorando a experiência do cliente”, afirma Alan O’Herlihy, CEO da Everseen. “É encorajador ver que consumidores e varejistas compartilham uma visão sobre como a IA pode melhorar a experiência de compra. Os insights deste relatório podem ajudar o setor a se alinhar nos principais fatores de sucesso da IA, incluindo impactos mensuráveis na redução de perdas e a importância da transparência.”

A IA já desempenha um papel fundamental na prevenção de perdas, com 60% dos varejistas já utilizando a tecnologia e outros 30% planejando adotá-la no próximo ano. Os consumidores também estão atentos ao problema – 74% acreditam que furtos podem levar ao fechamento de lojas, e 59% acreditam que a tecnologia, como o reconhecimento de produtos no checkout, pode ajudar a reduzir o problema.

Os varejistas apontam como principais benefícios da IA um melhor atendimento ao cliente (31%) e melhor organização e navegação na loja (31%). Já os consumidores percebem melhorias na experiência de compra por meio de checkouts mais rápidos (44%), melhor gestão de estoque (43%) e personalização da experiência de compra (24%).

Apesar do otimismo, a implementação ainda enfrenta desafios. Os varejistas citam como principais dificuldades o tempo e os recursos necessários para treinamento (47%), a aceitação e confiança dos clientes (46%) e a integração com os sistemas já existentes (44%).

Leia também: Inteligência artificial no varejo cresce, mas ainda não é maioria, aponta estudo da Central do Varejo

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo

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