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Rio Innovation Week e varejo: a junção de tecnologia, inovação e pessoas

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Palestra do evento Conecta Varejo no Rio Innovation Week ano passado, com plateia grande

Uma das grandes verdades que impulsiona o varejo vencedor, é sempre centrar todas as ideias, conceitos, projetos e ações em torno do benefício do consumidor que vira cliente que, se o trabalho é bem-feito, permanece cliente.

Nos anos que se seguiram às tremendas rupturas que tivemos no comportamento humano por conta da tecnologia, pela ordem cronológica:

– computadores
– internet
– celulares,

a tecnologia foi se desenvolvendo com incrível velocidade; nos últimos 20 anos não foi feito nenhum avanço de qualidade de vida que não envolvesse de forma crucial o emprego de programas, aplicativos e ferramentas diversas.

Foram criadas milhares de empresas de TI, e uma grande parte da população passou a trabalhar em tecnologia, com consequências diretas no nosso comportamento.

O RIO INNOVATION WEEK, onde farei a curadoria mais uma vez do palco do Varejo, o RETAIL INNOVATION TALKS, tem demonstrado claramente, em dezenas de magníficas palestras, a integração essencial entre inovação, tecnologia e pessoas.

MINHA PRAIA É O VAREJO HÁ DEZENAS DE ANOS.

Os conceitos básicos de planejar e gerir o varejo físico foram ampliados e adaptados com o varejo virtual, que por sua vez juntou-se ao varejo físico num “juntos e misturados” sem volta: o OMNICHANNEL.

ESTE MINITEXTO É UM ALERTA PARA MUITOS QUE CEDEM À TENTAÇÃO DE ACHAR QUE A TECNOLOGIA É UM FIM EM SI MESMA.

NÃO É. A tecnologia é um avanço maravilhoso da civilização desde o final do século XX para nos possibilitar termos uma qualidade de vida melhor, e realizar progressos impensáveis há um século atrás.

Mas, no varejo em especial, A TECNOLOGIA É O MEIO E NÃO O OBJETIVO.

O OBJETIVO É A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM TODA A JORNADA DO CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS, QUE ESTÃO AÍ PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR.

Lido ao longo dos dias com muitos textos, relatórios, planos, reuniões, onde uma boa parte do que se debate e se conclui gira mais em torno de detalhes tecnológicos do que, de fato, resultará de positivo para atender melhor, vender melhor, garantir um clima melhor na empresa – desde escritórios às lojas aos depósitos – que tenha como resultado permanente o CLIMA DE QUALIDADE NA MARCA, QUE GERA O ORGULHO DE SE TRABALHAR NELA.

É A EQUIPE!
PARA O CLIENTE!
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA!

E vivam os eventos como o RIO INNOVATION WEEK para reafirmar esses conceitos e experiências, e nos alertar para o que devemos produzir nos curto e médio prazos para futuros cada vez mais atrelados à humanidade de nossas vidas.

Imagem: Divulgação


*Luiz Antonio Secco possui vasta experiência nas áreas de varejo, franquias, atacado, e-commerce, marketing, CRM, recursos humanos e educação executiva e é apaixonado pela relação entre marcas e consumidores. É fundador da Azov Eventos e atua como conselheiro consultivo da BlueMan e da First Class, além de estar envolvido em fusões e aquisições no setor varejista e em startups de tecnologia voltadas para CRM, medição de fluxo e experiência de compra.

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