E-commerce
Vendas online de artigos de luxo crescem mais de 200% no Brasil

O mercado de luxo no Brasil está em crescimento, principalmente no universo digital. Segundo dados do relatório Luxury Lab Global 2024, da Euromonitor International, entre 2019 e 2024, as vendas online de artigos de luxo pessoal no Brasil registraram um crescimento de 261%, evidenciando a rápida adoção do e-commerce no segmento de alto padrão.
Nesse cenário, marcas renomadas no setor de artigos de luxo como Hermès e Hugo Boss ampliaram suas operações online, fortalecendo a comunicação digital com os clientes. A Hugo Boss, por exemplo, lançou em 2023 uma plataforma virtual própria, desenvolvida em parceria com a Infracommerce, e em 2024 lançou um novo programa de fidelização, chamado HUGO BOSS XP, que combina características tradicionais com novos elementos suportados por blockchain, para que membros do programa possam recolher tokens BOSS XP e HUGO XP (NFTs) com suas compras, desbloqueando benefícios e serviços exclusivos no mundo digital.
A Hermès também tem fortalecido sua presença digital no país, disponibilizando suas coleções por meio de uma loja online oficial. Os clientes brasileiros podem adquirir uma variedade de produtos, desde acessórios de moda até perfumes e joias, diretamente pelo site da marca, que também se comunica com os clientes por meio de newsletters que são uma verdadeira obra de arte. Assim como na moda, os e-mails da Hermès oferecem experiências interativas com imagens animadas que levam o consumidor em uma verdadeira jornada sensorial da marca.
Segundo informações do Vogue Business Index, marcas de luxo estão adotando ferramentas digitais para fortalecer a conexão com os consumidores, incluindo o uso de WhatsApp e chatbots com inteligência artificial para um atendimento mais humanizado. O estudo também aponta que a América Latina, especialmente o Brasil, tem se tornado um foco de investimentos físicos e digitais por grandes grifes, reforçando a relevância do omnichannel no setor. Essas iniciativas destacam uma tendência crescente entre as marcas de luxo de investir em canais digitais e aprimorar a comunicação online com os clientes, atendendo às demandas de um mercado brasileiro cada vez mais conectado.
Com consumidores virtuais mais exigentes e conscientes, a personalização na comunicação tem sido essencial para o sucesso do e-commerce. A marca de calçados Sarah Chofakian combinou o WhatsApp e o e-mail marketing da edrone para promover uma campanha de cashback, alcançando 228 clientes via celular e mais de 7 mil por e-mail. O resultado foi uma taxa de abertura de 58% no WhatsApp e uma conversão de 9% no e-mail, gerando mais de R$ 17.000,00 em vendas com uma única campanha.
“Sabemos que nossas clientes são mulheres contemporâneas que vivem num mundo rápido e precisam de conforto, utilidade, leveza, praticidade e estilo. Assim concebemos nossos sapatos, e agora buscamos levar essa missão para a comunicação com os consumidores, facilitando a compra, que pode ser feita de qualquer lugar, em poucos cliques, com vantagens para consumidores fiéis”, explica Luiz Benine Netto, Diretor de operações e sócio da Sarah Chofakian.
Imagens: Divulgação