Connect with us

Operação

Dia das Mães: 5 dicas para potencializar as vendas no varejo

Published

on

Dia das Mães

O Dia das Mães é, sem dúvidas, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro ao lado do Natal, Dia dos Namorados e Black Friday. Considerando que a projeção revisada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta um crescimento do faturamento do varejo brasileiro de 0,1% para 1,6% em 2024, a expectativa é que o mercado se mantenha aquecido na data.

Com a proximidade do Dia das Mães, é hora de colocar em prática estratégias eficazes para cativar o consumidor, proporcionar uma experiência de compra memorável e fidelizar o cliente. Separei 5 dicas indispensáveis para alcançar um Dia das Mães positivo:

  • Venda emocional: o Dia das Mães nasceu como uma data comercial, mas tornou-se uma celebração repleta de significados emocionais. Por este motivo, para o varejo é uma oportunidade única de aproveitar essa conexão emocional e impulsionar as vendas. Os varejistas que compreendem e abraçam essa dimensão emocional podem criar conexões poderosas com os clientes e impulsionar as vendas de maneira impactante;
  • Ouça seu cliente: entender profundamente as necessidades do seu cliente é o primeiro passo para construir relacionamentos duradouros e, consequentemente, aumentar as vendas nesta data. Ouça o que ele diz e o que ele não diz para compreender as preferências, comportamentos de compra e expectativas específicas desse consumidor. Personalizar a abordagem com base nas necessidades individuais converte vendas e fideliza o cliente;
  • Domine seu produto: o novo perfil de comprador do varejo transita entre os canais online e offline. Portanto, esse consumidor já chega até a loja com mais consciência e informações a respeito do produto que ele deseja. Sendo assim, é fundamental que o vendedor tenha uma atuação consultiva com informações mais técnicas e aprofundadas, exigindo que a equipe de vendas esteja munida de informações dos produtos que vende;
  • Crie um ambiente atrativo: o brasileiro é popularmente famoso por deixar as compras para a última hora, portanto as datas sazonais deixam as lojas, centros comerciais e shoppings extremamente lotados. Por isso, é fundamental que se crie uma atmosfera atraente na loja levando em consideração a ambientação, iluminação, música, organização das filas de pagamento e ordem de atendimento dos vendedores. Todos esses fatores podem influenciar diretamente na experiência de compra dos clientes e, consequentemente, nas vendas;
  • Prepare-se previamente: o Dia das Mães começa muito antes do segundo domingo de maio, então é imprescindível o planejamento prévio de promoções, estoque e até o treinamento da equipe de vendas para aprofundar o conhecimento sobre o produto, técnicas de vendas e habilidades de atendimento ao cliente.

Com essas estratégias em mente, os varejistas podem não apenas aumentar suas vendas, mas também fortalecer os laços com os consumidores, garantindo que o Dia das Mães seja uma celebração verdadeiramente especial para todos.

Imagem: Envato


*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas com mais de 28 anos de atuação e 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho. É fundadora e CEO da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *