E-commerce
Nike investe no meio digital para melhorar a experiência do cliente
A empresa aposta forte em inovação e ainda pretende fortalecer parcerias com atacadistas para se fazer ainda mais presente
A Nike investiu pesadamente em sua estratégia digital nos últimos anos e tem visto um crescimento significativo em suas vendas online, segundo informações divulgadas pelo portal Retail Dive. No entanto, o companhia está focado em atender áreas onde acredita que pode impulsionar um crescimento descomunal, como fitness e vestuário feminino, vestuário e produtos de desempenho da marca Jordan e corrida.
A estratégia digital da Nike é complementada por eventos presenciais e lojas físicas, como Nike Live e House of Innovation. A empresa também está trabalhando para integrar seus canais digitais e físicos e está explorando parcerias com atacadistas para oferecer aos clientes uma experiência mais completa.
Embora o crescimento da Nike tenha sido impulsionado pela pandemia, a varejista sustentou esse crescimento onde outras empresas não conseguiram. Os compradores omnicanal são “pelo menos duas vezes” mais valiosos do que os compradores puramente online, de acordo com Daniel Heaf, vice-presidente da Nike Direct. A Nike tem pressionado por anos para integrar seus canais digitais e físicos, mas ultimamente tem olhado além de suas próprias portas para ver como também pode atrair membros de fidelidade em alguns de seus principais parceiros atacadistas.
Embora possua 30 mil pontos de distribuição no atacado, em comparação com 8 mil lojas próprias, a experiência de tênis online da empresa ainda tem áreas para melhorias. Em qualquer lançamento de tênis altamente procurado pela Nike, até 50% das entradas de compra podem ser feitas por bots. No entanto, a empresa está em uma jornada de aprendizado constante para melhorar a experiência do cliente e evitar cometer os mesmos erros no futuro.
Imagem: Freepik