Comportamento

Consumidor tende a comprar mais produtos novos em loja física

Publicado

on

Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs; clientes

Com a ampla variedade de produtos disponíveis tanto no e-commerce quanto no varejo físico, é comum que os consumidores tenham que tomar decisões na hora de comprar, com algumas tendências comportamentais guiando tais escolhas. Algumas das vantagens da loja física são a possibilidade de ler os rótulos e ter maior proximidade com as opções. Nesse ambiente, os consumidores tendem a comprar mais produtos novos, como foi confirmado por uma pesquisa realizada pela Flora e Opinion Box, com 513 entrevistados.  

O estudo mostra que 6 em cada 10 consumidores gastam mais em lojas físicas, quando os produtos são organizados com itens relacionados próximos à gôndola. Ao serem questionados sobre métodos de escolha para produtos de cabelo e pele, por exemplo, 60% dizem valorizar a possibilidade de ver o produto pessoalmente.  

Dentre os respondentes, 75% dizem que aproveitam para verificar outros itens na loja física para aumentar seus carrinhos de compras. “Esse é um comportamento que reforça a importância da inovação para atender às diferentes necessidades dos consumidores, ainda mais quando pensamos em cuidados pessoais. Afinal, nas lojas físicas é possível ter contato com os testers e viver a experiência do produto, incluindo os aspectos sensoriais, como fragrância, textura, cremosidade entre outros.”, enfatiza Cintia Fuchs, Diretora de P&D da Flora.

A pesquisa ainda salienta que 7 a cada 10 consumidores gostam de produtos com opções de testes, ou experimentações, o que reflete este comportamento de buscar por novos itens.  

Ainda fieis às marcas e ao apelo visual, 75% escolhem produtos de grandes marcas muito conhecidas, enquanto 65% preferem produtos com cartazes ou anúncios nas gôndolas, ou optam por embalagens bonitas e chamativas.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *