Comportamento

89% dos restaurantes no Brasil acreditam que oferecem opções de comida saudável

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Pessoa organizando prato de salada; vegetarianismo; saudável

A pesquisa Barômetro, realizada anualmente pela Ticket, marca da Edenred de Benefícios e Engajamento, analisou o comportamento de consumo em relação à alimentação fora do lar. O estudo ouviu quase 50 mil trabalhadores e mais de 1.400 restaurantes em 22 países. No Brasil, 89% dos representantes de restaurantes afirmaram que oferecem opções de comida saudável no cardápio, 18 pontos percentuais acima da média global, que é de 71%.

Em relação à demanda dos consumidores, 56% dos entrevistados no setor de alimentação identificaram um crescimento na procura por refeições saudáveis, 14% observaram aumento na busca por opções veganas e vegetarianas e 41% perceberam maior interesse por produtos locais.

Sobre a inclusão de refeições saudáveis nos cardápios, 73% dos restaurantes informaram que o preparo desses pratos tem custo mais elevado e 74% mencionaram que o processo é mais rigoroso. Além disso, 25% apontaram que pratos balanceados podem ter menor atratividade em termos de sabor. Apesar desses fatores, 70% dos restaurantes relataram que os clientes percebem e valorizam alimentos saudáveis, e 50% consideram que a inclusão dessas opções pode gerar receita sustentável.

Maior atenção à qualidade das refeições

Entre os consumidores brasileiros, 93% afirmaram estar mais atentos à qualidade e ao equilíbrio das refeições. O resultado supera a média global de 82% e a média da América Latina, que é de 85%.

Os principais motivos para a busca por uma alimentação mais saudável foram relacionados à saúde (97%), à diversidade de sabores (74%) e à preocupação ambiental e com o bem-estar animal (66%). Quanto às expectativas em relação aos restaurantes, 74% dos brasileiros declararam esperar um cardápio mais saudável, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2023. O percentual é equivalente à média global, mas inferior à da América Latina, de 78%.

Sobre a definição de “alimentos saudáveis”, 95% dos consumidores brasileiros consideram produtos frescos, 93% mencionam maior presença de vegetais, 81% indicam a importância da sinalização de opção saudável no cardápio e 78% destacam a necessidade de informações nutricionais claras.

Impacto dos benefícios alimentares no consumo

O levantamento apontou que 55% dos brasileiros destinam mais de 30% do orçamento mensal para alimentação. No entanto, 75% dos entrevistados consideram insuficiente o saldo dos benefícios de alimentação e refeição fornecidos pelas empresas, o que pode dificultar o acesso a refeições equilibradas.

Outro estudo da Ticket, chamado + Valor, identificou que o benefício de refeição concedido pelas empresas costuma durar, em média, 10 dias do mês. Considerando o custo médio de R$ 51,61 por refeição, um trabalhador necessitaria de R$ 1.135,42 para cobrir os almoços durante os 22 dias úteis do mês. O valor é 110% maior que a média do benefício concedido atualmente, que é de R$ 540,55.

Imagem: Envato

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