Inovação
eBay lança agente de compras com IA conversacional

O eBay apresentou um agente de compras com inteligência artificial (IA) projetado para personalizar a experiência de navegação dos consumidores, conforme anunciado pela empresa em um post no blog na última terça-feira (6). A ferramenta foi disponibilizada para uma pequena porcentagem de clientes nos Estados Unidos e será expandida gradualmente para mais usuários.
O agente conversacional pode aparecer diretamente na página atual, quando solicitado pelo cliente ou por meio de mensagens preditivas. Ele oferece sugestões e conselhos com base nas preferências de compra dos usuários, ajudando na descoberta de produtos.
“Esses avanços em IA com agentes nos ajudam a atender melhor nossos clientes com eficiência e um entendimento profundo de suas necessidades, ao mesmo tempo em que posicionam o eBay na vanguarda do e-commerce futurista impulsionado por agentes”, afirmou Mazen Rawashdeh, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia do eBay, em um post no blog.
O agente de compras do eBay se baseia em ferramentas recentes que a plataforma digital lançou para aprimorar a experiência de navegação.
A categoria de moda foi o principal foco de outras melhorias na experiência de usuário. No ano passado, a empresa lançou o Shop the Look (Compre o Visual), que mostra aos clientes como diferentes peças de roupa ficariam juntas, e o Explore, que sugere produtos com base em informações como tamanho e estilos preferidos.
“Em 2025, vocês verão mais inovações na área de moda, à medida que trabalhamos para consolidar nossa plataforma como o destino confiável para produtos de moda de marca de segunda mão, onde os clientes podem realmente montar seus looks completos com uma ampla variedade de marcas e faixas de preço”, disse o CEO do eBay, Jamie Iannone, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre deste ano.
O eBay não é o único marketplace online investindo em experiência do cliente com IA. O Etsy também está integrando IA em toda a sua plataforma, com ênfase em navegação e descoberta personalizadas, segundo executivos na teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2025. A empresa está utilizando IA para notificações push, e-mails e páginas iniciais personalizadas.
No mês passado, o Etsy lançou uma experiência de busca curada que combina inteligência artificial e inteligência humana. Coleções criadas por especialistas são apresentadas aos clientes com base em compras recentes e itens visualizados anteriormente.
O marketplace com a maior variedade de experiências impulsionadas por IA pode ser a Amazon. O CEO Andy Jassy é entusiasta da tecnologia e espera que o Alexa+, uma versão aprimorada do assistente doméstico Alexa com capacidades de agente, desperte maior interesse do consumidor por agentes com IA.
No ano passado, a varejista lançou o Rufus, um assistente de IA que permite aos clientes realizar tarefas como perguntar sobre atualizações de produtos e comparar itens. Em abril, a Amazon introduziu o Buy for Me (Compre por Mim), um assistente com IA que pode adquirir produtos em sites de terceiros sem que os clientes precisem sair do aplicativo de compras da Amazon.
“Se você acredita que sua missão é tornar a vida dos clientes mais fácil e melhor a cada dia, e acredita que toda experiência do cliente será reinventada com IA, você vai investir de forma muito agressiva em IA — e é isso que estamos fazendo”, afirmou Jassy na teleconferência de resultados da semana passada.
Imagens: Coolcaesar/Creative Commons e Divulgação
Informações: Bryan Wassel para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo