E-commerce

Amazon lança opção de entrega em dia fixo no Brasil

Publicado

on

Amazon

A Amazon anunciou o lançamento da opção “Seu dia de entregas Amazon” no Brasil, que permite aos clientes receber a maioria de seus pacotes em um único dia da semana escolhido. A iniciativa busca oferecer mais conveniência e reduzir emissões relacionadas às entregas no país.

Segundo a empresa, a nova funcionalidade também contribui para diminuir o desperdício de embalagens e otimizar o transporte. Além disso, os clientes poderão adicionar novos itens a pedidos já fechados por meio do recurso “Adicione à sua próxima entrega”, concentrando várias compras em uma única remessa.

O programa já está disponível para membros Prime em países como França, Espanha e Alemanha, e continua em expansão global. Desde 2023, a opção ajudou a evitar mais de 200 milhões de caixas e 226 mil toneladas métricas de CO₂. Atualmente, mais de 10 milhões de membros Prime utilizam o serviço, que gera uma redução média de 30% nos materiais de envio por pedido.

“‘Seu dia de entregas Amazon’ exemplifica nosso compromisso em combinar inovação, sustentabilidade e conveniência para nossos clientes. Ao permitir que os clientes escolham seu dia de entrega preferido, estamos aprimorando sua experiência de compra e promovendo satisfação enquanto reduzimos as emissões através de menos caixas e viagens de entrega. É um passo significativo na nossa jornada para oferecer opções que cada vez mais beneficiem tanto nossos clientes quanto o meio ambiente. Isso faz parte da nossa estratégia integrada em todos os nossos múltiplos negócios, alinhada com nosso compromisso (The Climate Pledge) e nossa meta de alcançar zero emissões líquidas de carbono em todas as nossas operações até 2040”, afirmou Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon.com.br.

A Amazon informou que continua ampliando seus investimentos em eficiência energética e descarbonização da rede de transporte no Brasil. Entre as iniciativas estão ações de minimização de resíduos, conservação de água e otimização de embalagens.

A empresa também aplica tecnologia de inteligência artificial em diferentes etapas de suas operações. As soluções de IA são utilizadas para otimizar recomendações de tamanho e reduzir devoluções, detectar ineficiências energéticas e vazamentos de água em tempo real, e identificar quando produtos podem ser enviados em sua embalagem original. De acordo com a companhia, 8% dos produtos no Brasil já são enviados sem embalagem adicional. Desde 2015, as iniciativas de redução de embalagens ajudaram a evitar 4,2 milhões de toneladas métricas de materiais de embalagem globalmente. A IA também é usada para planejar rotas de entrega mais eficientes, reduzindo emissões de transporte.

Juliana acrescentou: “Através de iniciativas como ‘Seu dia de entregas Amazon’, ‘Envio na Embalagem Original do Produto (SIPP)’ e nossos programas de economia circular, estamos demonstrando que sustentabilidade, conveniência e crescimento podem conviver perfeitamente. Conforme continuamos a expandir esses programas ao longo de 2025 e além, permanecemos focados em nossa missão de ser a empresa mais centrada no cliente da Terra enquanto construímos um futuro mais sustentável para o Brasil e para o planeta. Nosso objetivo é tornar as escolhas sustentáveis fáceis e acessíveis para nossos clientes, possibilitando mudanças positivas em grande escala.”

Entre as iniciativas de economia circular no Brasil, a Amazon mantém os programas Amazon Quase Novo e Reaproveite com a Amazon, que incentivam a compra de produtos de segunda mão. A Loja de Livros Usados oferece exemplares reutilizados, enquanto o portal Compras Mais Sustentáveis reúne opções de consumo com menor impacto ambiental.

Imagem: Divulgação

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *