E-commerce

Black Friday 2024: faturamento do varejo online deve ser maior que em 2023, apontam projeções da Neotrust

Published

on

black friday 2024 neotrust varejo; atendimento personalizado

A Black Friday deste ano irá registrar um crescimento estimado de 9,1% no faturamento do varejo online em relação a 2023. O período que abrange a data promocional, de quinta-feira (28/11) a domingo (1/12), também poderá registrar um faturamento de R$ 9,3 bilhões no comércio eletrônico brasileiro segundo a Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online.

A empresa também aponta algumas categorias que devem ser destaque no período comercial, como Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação e Beleza e Perfumaria. Já outras devem apresentar pouco crescimento, como Móveis, Pet Shop e Alimentos e Bebidas; ou até mesmo queda, como Telefonia.

O relatório foi produzido com base em dados coletados continuamente com mais de 5.000 varejistas online de todo o país, incluindo os maiores varejistas do País que são clientes da Neotrust. A Confi, empresa da qual a Neotrust faz parte, realiza monitoramentos mensais detalhados da evolução do cenário de e-commerce no Brasil, abrangendo uma média diária de 1,5 milhão de pedidos. 

Na Black Friday de 2023, o e-commerce faturou de quinta a domingo R$ 8,52 bilhões em todas as categorias de produtos, uma queda de 2,4% em relação a 2022. Em número de pedidos, foram 16,01 milhões, número que também representou queda em relação ao ano anterior, de 9,3%. Já o ticket médio foi de R$ 530,80, um aumento de 7,6% em relação a 2022.

Se olharmos para o mês de novembro como um todo, o faturamento foi de R$ 34 bilhões em todas as categorias de produtos (queda de 0,22% em relação a novembro de 2022); 83,16 milhões de pedidos  (queda de 10,1%) e ticket médio de R$ 408 (aumento de 10,9% em relação a 2022).

Já os números dos três primeiros trimestres de 2024 mostram que o varejo digital brasileiro voltou a crescer após a retração de 2023, o que é um sinal positivo para a Black Friday de 2024. O faturamento do período é de R$ 235 bilhões no e-commerce (aumento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2022); foram 863,1 milhões de pedidos  (aumento de 15,4%) e ticket médio de R$ 272,80 (aumento de 1,4% em relação a 2022).

E há bons motivos para haver boas vendas na Black Friday 2024 deste ano, segundo a Confi. A data oficial, 29 de novembro, encosta no último dia do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal, que podem fortalecer os gastos do consumidor. Além disso, o ano de 2024 apresentou aumento de faturamento de 13,8% até aqui. 

Fatores de influência nas compras

Segundo Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi, a Black Friday cada vez mais deixa de ser um evento de um dia só para se tornar algo que impacta o e-commerce em todo o mês de novembro.

“A entrada dos marketplaces chineses fez com que algumas campanhas surgissem no Brasil, como o 11 de Novembro, que é o Dia do Solteiro na China. Com isso, eles antecipam promoções nesta data também. Há a intenção de aproveitar mais o mês também, com assim o varejo nacional se adequa à campanha do concorrente”, explica Lorenzetti.

Outro fenômeno citado pela Confi é a constante queda nas vendas de telefonia, categoria marcada principalmente pela mudança de comportamento dos consumidores. “A pandemia e pós-pandemia ensinou muito o consumidor a comprar online. Na parte de telefonia, quando vemos os avanços da tecnologia, não há tantos incentivadores para mudar, por isso o cliente tem demorado mais a trocar de celular”, disse a executiva.

Leia também: Black Friday 2024: o que esperar da próxima temporada?

Mulher segurando sacola escrita Black Friday; black friday 2024 neotrust varejo

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *