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Black Friday: avaliações são indispensáveis antes da compra, revela pesquisa

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economia dos criadores; avaliações

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo, também tem se consolidado como um momento estratégico para o marketing de influência. A uma semana do evento, um estudo da Wake Creators, empresa de tecnologia especializada em campanhas com criadores de conteúdo, mostra que avaliações de produtos e marcas desempenham papel fundamental no processo de compra dos consumidores durante esse período.

Segundo a pesquisa, 99,7% dos consumidores consideram indispensável buscar avaliações antes de finalizar a compra. Dentre os canais mais utilizados para essa finalidade, os sites de compra aparecem como a principal fonte, escolhidos por 65% dos entrevistados. Em seguida, estão o Instagram (58%) e o ReclameAqui (55%), amplamente utilizado para verificar a reputação das empresas. Plataformas como TikTok (37%) e YouTube (30%) também ganham destaque, especialmente no formato de vídeos avaliativos.

Os consumidores demonstraram preferência por análises que incluem imagens (70%), seguidas de comentários escritos (68%) e vídeos (60%). A opinião de influenciadores é considerada “muito importante” por 52% dos entrevistados e “importante” por 37%.

O estudo revelou que descontos e promoções são o principal fator motivador durante a Black Friday, citado por 76% dos consumidores. A publicidade feita por influenciadores nas redes sociais aparece em seguida, com 48% das respostas, refletindo a crescente importância da presença digital. Avaliações positivas de outros clientes exercem influência sobre 41% dos participantes.

Entre os formatos de publicidade mais atraentes, anúncios que destacam grandes descontos lideram com 24,3% da preferência. Completam a lista vídeos demonstrativos de produtos (12,6%) e conteúdos criativos e divertidos (12,5%).

Marcas mais lembradas

A pesquisa apontou que ferramentas e sites de busca são os meios preferidos para procurar produtos durante a Black Friday, utilizados por 74% dos entrevistados. O Instagram aparece em segundo lugar com 70%, seguido pelos marketplaces, escolhidos por 45%.

Em relação às marcas mais lembradas, a Magalu foi mencionada por 19% dos participantes, seguida pela Amazon (17%) e Americanas (8%). Casas Bahia e Samsung também foram citadas, mas em proporções menores.

A diretora de Negócios e Operações da Wake Creators, Julia Affonseca, ressaltou a importância de as empresas investirem em avaliações autênticas e acessíveis, utilizando múltiplos formatos e canais. “Esse é um diferencial essencial para alcançar diferentes perfis de consumidores e aumentar a confiança durante o processo de decisão de compra”, afirmou.

economia dos criadores; avaliaçõesImagem: Freepik

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